Moção de apoio à paralisação da AFUS

Diante da mobilização do(a)s servidore(a)s técnico(a)s administrativo(a)s da Uesb e demais Universidades Estaduais pela aprovação do plano de carreira, a Adusb vem reiterar seu total apoio à paralisação de atividades de 10 a 14 de março. Acreditamos que ações como esta são essenciais para o alcance de vitórias para a categoria.

A postura do governo estadual ao protelar por quatro anos a regulamentação da lei 11.375/2009 revela o seu descaso com a educação. Consideramos a situação inaceitável e nos colocamos ao lado desta categoria na luta por melhores condições de trabalho.

Vale ressaltar que os problemas enfrentados pelo(a)s técnico(a)s administrativo(a)s fazem parte de um contexto maior: uma política governamental de sucateamento da educação pública. Um exemplo desta política é a destinação de menos de 5% da Receita Líquida de Impostos para o orçamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Como se não bastasse, o governo do Estado também confirmou para 2014 a redução de mais de 10 milhões nas verbas de investimento e custeio. Tal situação pode inviabilizar o funcionamento das Universidades ainda esse ano. Assim, reafirmamos a importância da luta por, no mínimo, 7% da RLI para o orçamento das UEBA como forma de garantir o funcionamento adequado das atividades e melhorias nas condições de trabalho.

Pauta de reivindicação do(a) técnico(a)s administrativo(a)s

1. Regulamentação da lei nº 11.375/2009, que reestrutura o Plano de Carreira dos Analistas e Técnicos Universitários;

2. Pagamento do reajuste linear anual retroativo à data-base de 1º de janeiro;

3. Reajuste do auxílio alimentação.