Paralisação dia 13 de abril

Os professores Uesb farão paralisação nesta terça, 13, como uma das estratégias de mobilização do Movimento Docente frente aos sucessivos ataques à autonomia universitária, que vem ocorrendo desde o início de 2009. Neste dia também serão divulgadas as Peças de Mídia referente à Campanha Salarial 2010 que, neste ano, reivindica a Incorporação integral das Condições Especiais de Trabalho (CET).

Em Vitória da Conquista acontecerá um Ato Público no Centro da cidade (Praça 09 de Novembro) às 9h com panfletagem da Nota à Sociedade. Em Jequié será realizado panfletagem e um debate no Auditório Wally Salomão, também às 9h, com a presença de membros da comunidade acadêmica. Em Itapetinga acontecerá uma manifestação na entrada da universidade com entrega da Nota à Sociedade.

A iniciativa do governo em bloquear os pedidos de promoção, progressão e mudança de regime de trabalho é uma afronta à atividade docente e ao Estatuto do Magistério, que, em seu Artigo 18, § 2º, preconiza que “o processo para promoção e progressão funcional deverá tramitar, ser decidido e encerrado no âmbito da Universidade”. No entendimento do governo “a mudança de regime de trabalho é uma concessão do Estado, e não uma obrigação deste”. Diante disso está visível para o MD a arbitrariedade e a provocação do governo.

Leia a Nota 


Professores das Universidades Estaduais da Bahia na luta por melhores salários, por autonomia universitária e por direitos previstos em seu plano de carreira