Professores reivindicam melhores salários

Mais uma vez, os trabalhos foram comandados por Fábio Santana, presidente do colegiado
 
Representantes do Fórum das Universidades Estaduais participaram ontem da primeira reunião ordinária deste ano da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa. Na ocasião, anunciaram o lançamento da campanha salarial da categoria, que terá por bandeira a incorporação aos salários da CET ( Condição Especial de Trabalho), gratificação que pode chegar a 70% dos vencimentos no caso dos docentes.

Os professores voltaram a questionar a Lei 7.176 – que trata da autonomia das universidades - e reivindicaram a volta das conversações com a Secretaria Estadual da Educação sobre este assunto e também sobre a campanha salarial. Segundo o coordenador do Fórum, Alexandre Galvão, a incorporação da CET aos vencimentos é um pleito " razoável", uma vez que produziria impacto "aceitável" nas finanças estaduais: "apenas 1,5% da receita líquida da arrecadação dos impostos".

O deputado Zé Neto (PT) concordou com o movimento dos docentes e garantiu que a retomada das conversas com a Secretaria da Educação, bem como a revisão da lei são compromissos do Governo. O professor Alexandre Galvão agradeceu, em nome do Fórum das Universidades Estaduais, a "boa vontade e interesse" do presidente do colegiado, Capitão Fábio (PRP), que deve analisar na próxima sessão ordinária da Comissão de Educação o pedido dos professores de realização de audiência pública que discuta a crise universitária na Bahia.

 Fonte: Diário Oficial do Estado