Professores paralisam contra os ataques às UEBA

A Adusb realizou nesta terça, 13, uma importante atividade  no Dia Estadual de Luta das Universidades Estaduais da Bahia com uma paralisação que teve o objetivo de denunciar os constantes ataques à autonomia universitária desferidos pelo governo contra as Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), traduzidos na retirada de direitos conquistados ao longo dos anos. Além disso, neste dia, foram lançadas as peças de mídia da Campanha Salarial 2010 cujo mote mostra a forma como o governo trata os trabalhadores da Educação Pública Superior: “O Governo Wagner paga aos professores universitários um dos piores salários do Nordeste”.

O não pagamento dos pedidos já aprovadas de promoção, progressão e o bloqueio das solicitações de mudança de regime de trabalho vem causando grande inquietação no seio da categoria, constituindo-se em uma verdadeira afronta à atividade docente e ao Estatuto do Magistério Superior, pois vêm causando prejuízos financeiros e acadêmicos aos professores das UEBA.

Em Vitória da Conquista os portões foram fechados às 7h com uma panfletagem realizada pelos docentes junto aos alunos e funcionários que chegavam ao campus, e às 9h foi iniciado o Ato Público no centro da cidade, com discursos, distribuição da nota à população, a promoção de atividades culturais e serviços de saúde.

A paralisação foi marcada com uma manifestação na entrada da Uesb de Itapetinga, com panfletagem à Comunidade Acadêmica e discursos. O movimento no campus surtiu o efeito esperado, pois transmitiu a mensagem aos segmentos, especialmente aos professores recém chegados. “A mobilização deve ser contínua, para manter a pressão sobre o governo até que atenda às nossas reivindicações”, defendeu Reginaldo Santos.

O dia também foi marcado com um debate no auditório Wally Salomão (Campus de Jequié) e diante da boa participação dos docentes, surgiram questionamentos quanto a não publicação das portarias para mudança de regime de trabalho, como também a não abertura de concurso público que vislumbre a Dedicação Exclusiva e a falta de transparência da administração central da universidade em relação à publicização do orçamento da instituição. Após os debates, a plenária sugeriu que os departamentos solicitem uma auto-convocação do Conselho Universitário (CONSU) para discutir o orçamento da instituição com o objetivo de se conhecer melhor o orçamento destinado a cada Campus desde a fundação da universidade.

Nas demais Universidades estaduais foram realizadas assembleias e mobilizações para marcar abertura do calendário e organizar a categoria para a Campanha Salarial.

Fonte: Ascom Adusb