Encontro discute Comunicação e Política Sindical do ANDES-SN em Cachoeira (BA)

Comunicação, cultura e hegemonia foram temas destacados no Encontro Regional de Comunicação, promovido pelo ANDES-SN em Cachoeira (BA), de 23 a 25 de abril. O evento contou com a expressiva participação de diretores sindicais, professores e estudantes.
A Secretaria Regional Nordeste 3 do ANDES-SN organizou o evento, sediado na Associação dos Professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano - Apur Seção Sindical.
Duas oficinas foram oferecidas aos participantes: Edição de Vídeos, com o diretor do ANDES-SN Menandro Ramos (UFBA), e Planejamento Gráfico em Comunicação, com o professor Anaelson Souza, (UESB).
Participaram da abertura o representante da Apur Seção Sindical ANDES-SN, Robério Macedo, da Secretaria Regional Nordeste 3, Cecília de Paula, e da Conlutas/BA, Lana Bleicher, além dos palestrantes, os professores Edmundo Fernandes Dias (Adunicamp Seção Sindical) e Helvio Mariano (diretoria do ANDES-SN).
Edmundo e Helvio iniciaram a discussão, mediada por Cecília de Paula, sobre o tema “Comunicação como política estratégica”. Importante debate que contou um pouco da histórica do ANDES-SN e da sua política de comunicação sindical, além de suas estratégias de informação e formação política, a partir das articulações entre práticas de comunicação, movimentos sociais e períodos históricos distintos.
Foi apresentada uma vasta e importante documentação imagética do Sindicato Nacional, como cartazes, jornais, panfletos e programas, com análise da utilização das marcas de sentido nas expressões, cores e logos utilizados. Símbolos que, de forma direta ou simulada, apontam a história de luta e de construção de uma identidade política e sindical, buscando a alteração da ideologia oficial e a formação de outra hegemonia, outra ordem social, conforme os princípios do ANDES-SN.
O evento continuou com relatos de como ocorre o processo de comunicação nas Seções Sindicais presentes ao encontro. Na sequência foi discutida a comunicação articulada atualmente pelo ANDES-SN, com a presença dos professores Cristiano Ferraz, representando o Sindicato Nacional, e  Edmundo Fernandes, do Grupo de Trabalho de Comunicação e Artes - GTCA do Sindicato,  e pelos jornalistas Mariana Oliveira e Mauri Azevedo, assessor de comunicação ADUSB.
Ao final, abriu-se profícua discussão que culminou com a sistematização de proposta a serem encaminhadas para o Seminário Nacional de Comunicação do ANDES-SN, que acontece em maio próximo, em Brasília. 

Fonte: Andes-SN