Funcionários da USP recusam proposta da reitoria e mantêm greve

Os funcionários da USP recusaram na tarde desta segunda-feira a proposta apresentada pela reitoria da universidade e decidiram manter a greve --iniciada em 5 de maio-- e a ocupação do prédio da reitoria. Um novo encontro deve acontecer amanhã entre a categoria e uma comissão da universidade.

Segundo o diretor do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), Aníbal Cavali, os funcionários reiteraram em assembleia as exigências anteriores de pagamento imediato dos salários descontados de cerca de mil funcionários em greve e do reajuste de 5%, como se toda a categoria subisse de cargo.

Cavali já tinha informado no fim da manhã que a universidade entregou um documento, em reunião realizada hoje, se comprometendo a pagar os salários descontados em até quatro dias depois da retomada das atividades e afirmou que vai encaminhar para discussão a proposta de reajuste salarial de 5%. A assessoria da reitoria foi procurada, mas não foi encontrada por volta das 14h.

O sindicato afirmou que para a assembleia desta segunda reuniu ainda funcionários dos campi de Piracicaba e Ribeirão Preto. Uma nova reunião entre os grevistas e a comissão da reitoria deve acontecer na manhã de amanhã, mas o local ainda não estava determinado.

Na semana passada, manifestantes fecharam o portão principal da USP durante mais de 3 horas. Motoristas ficaram irritados e houve bate-boca. O ato também causou congestionamento nos arredores da USP.

Fonte: Folha On-line