Assembleia discute termo e aprova mobilização

Em nova assembleia realizada nesta segunda, 21, no Campus de Itapetinga, a categoria discutiu o Termo de Compromisso (veja aqui) entregue pelo governo ao Movimento Docente (MD) durante a reunião de ocorrida pela manhã, em Salvador. Os professores entenderam que o recuo estratégico não se trata de um voto de confiança no governo, mas sim na própria forma como o movimento vem sendo conduzido.
 
No termo assinado pelo governo e avalizado por deputados, a expressão “complementação” foi retirada, uma vez que o primeiro documento entregue pelo governo foi completamente rejeitado pela categoria.  A proposta de incorporação da CET em Projeto de Lei será enviada para a Assembleia Legislativa do Estado para ser votado e a sua posterior aplicação no orçamento de 2011, independentemente da reeleição do atual do governador.
 
Mesmo com total desconfiança, o termo foi aceito pela categoria e agora o movimento está no aguardo do índice que será avaliado na Mesa Setorial de Negociação. “O que está valendo é o compromisso político do governo e assim, esperamos que na primeira parcela, prevista para março de 2011, seja incorporado um índice razoável”, frisou o presidente da Adusb, Alexandre Galvão.
 
Reconhecendo o crescimento do movimento, mas sem esquecer as dificuldades encaradas ao longo do processo, as falas dos professores que se encontravam na assembleia convergiam na análise de que o momento era inoportuno para a deflagração da greve por entender que na luta política existe o momento de radicalização, mas também existe o recuo estratégico. Desta forma, a plenária aceitou o documento reafirmando a disposição de manter a luta: “não devemos nos aquietar”, defendiam os professores frente à riqueza do debate em Itapetinga. Já no próximo dia 02 de julho, o MD marcará presença mais uma vez no cortejo em comemoração à data da Independência da Bahia. 
 
Surgido em 1991 e reativado durante a greve de 2000, o Fórum das AD`s é uma importante instância que reúne as quatro associações de docentes das universidades estaduais da Bahia e tem caráter indicativo (não delibera), apontando caminho para a luta sindical e o amadurecimento de propostas. O modelo do Fórum serviu de exemplo para a organização das demais categorias das universidades, além de que hoje o governo só negocia diretamente com o MD através do Fórum. Diante da proposta de indicação de delegados para as reuniões do Fórum que acontecem ordinariamente uma vez por mês em forma de rodízio entre as quatro universidades, a plenária entendeu que o Fórum deve continuar sendo um espaço de discussão política e a instância auxiliar no processo de organização do MD e, por isso, deve ampliar a participação no sentido de contribuir com o enriquecimento dos debates. A plenária rejeitou a proposta, sem, contudo, excluir a participação da base.

A suspensão dos rodízios de Assembelias Gerais em momento de intensa mobilização como o que vem ocorrendo, proposta do último encontro ocorrido em Jequié (14) foi descartada pelos professores. Ao defender a manutenção do modelo adotado pela diretoria passada e mantida nesta gestão, a plenária avaliou que esta é a maneira mais democrática para que os docentes de todos os Campi possam opiniar e decidir juntos a condução do movimento.

Fonte: Ascom Adusb