Seção Sindical da UFRB é homologada pelo ANDES-SN

A exemplo de outras 112 Seções Sindicais, a Associação dos Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Apur agora é parte constitutiva do ANDES-SN, o Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. A criação da nova Seção Sindical foi homologada pelo plenário do 55º CONAD, realizado em Fortaleza (CE), de 24 a 27/6.

Para a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, o fato dos docentes da Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB reivindicarem a representação do ANDES-SN demonstra a legitimidade que o Sindicato Nacional possui, em função do seu histórico de 30 anos de lutas em defesa da universidade pública e em favor da categoria.

“Este processo é expressão da realidade de que apenas o ANDES-SN tem legitimidade e legalidade para representar os docentes do ensino superior, apesar de alguns setores, apoiados pelo governo, se prestarem ao papel de tentar a cisão da categoria”, afirma.

Histórico
Fundada em 2006, a mais nova universidade federal baiana teve como base o campus da antiga Escola de Agronomia da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no município de Cruz das Almas, a 157 Km de Salvador. Por isso, até a criação da universidade, os professores que atuavam no campus eram sindicalizados na Associação dos Professores da Universidade Federal da Bahia – APUB.

Com a legitimação da UFRB, houve a abertura de novos campi nos municípios de Cachoeira, Amargosa e Santo Antônio de Jesus, todos eles no interior da Bahia. E para atendê-los, foi viabilizada a contratação de mais docentes, o que elevou o quadro dos 74 professores da antiga escola para os 485 da nova universidade.

A partir daí, começou o movimento para criação uma Seção Sindical do ANDES-SN. “Este processo se deu naturalmente, com a busca dos professores por uma representação legal. Escolhemos o ANDES-SN para nos representar porque este também foi o caminho adotado pelas novas universidades federais”, esclarece o presidente da Apur, Amílcar Baiardi.

No dia 13 de outubro de 2008, a Secretaria Regional Nordeste III do ANDES-SN conduziu, no Auditório da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, uma assembleia geral histórica que resultou na deliberação para o processo de fundação da Apur.

“A Apub chegou a pedir uma liminar judicial para impedir a assembleia, mas conseguimos realizá-la e deliberar pela fundação da Apur. Também votamos o Regimento da Seção Sindical e elegemos a diretoria provisória”, lembra o secretário-executivo da nova Seção Sindical, Robério Marcelo.

Em março deste ano, após um longo processo de debate e mobilização da categoria, a diretoria da Apur conseguiu registrar, no cartório de Cruz das Almas, a Seção Sindical constituída. Com a homologação pelo 55º CONAD, a entidade passa a apresentar todas as exigências legais para representar os docentes da UFRB.


Fonte: Andes-SN