Adusb cobra explicações da reitoria

A Adusb vem desempenhando seu papel político-sindical e pressionando o governo pela liberação dos pedidos de promoção, progressão na carreira e mudança de regime de trabalho. Na terça-feira, 20, diretores da entidade tiveram um breve encontro com o reitor, Paulo Roberto, com o objetivo de colher informações sobre o andamento dos processos.

Questionado quanto à imprecisão das informações concedidas no início do mês, Paulo Roberto ratificou a veracidade das informações e garantiu que alguns departamentos montaram o projeto no período anterior a data de retificação (01 de março), e, portanto, o quadro permanece o mesmo. De acordo com ele, as solicitações anteriores à data que não possuíam pendências foram liberadas, enquanto as que apresentavam problemas ainda estão em tramitação no âmbito da universidade ou do governo. No entanto, sem saber apontar a localização de cada processo, sugeriu que cada professor apresente o seu pleito na reitoria. Ainda segundo ele, neste momento a demanda principal tem sido o pedido de retroatividade daqueles que já tiveram as solicitações atendidas a partir da data de ampliação do quadro.

Diante do desencontro de informações, os diretores solicitaram da Gerência de Recursos Humanos (GRH) a localização de cada processo, e como naquele instante o setor não possuía o levantamento completo, ficou acordado de ser entregue à Adusb. Durante a passagem pela GRH, os diretores foram pegos de surpresa com a informação de que o governo só está recebendo os pedidos em bloco, acumulados mensalmente, e não individualmente como sempre se realizou. Além disso, vem cobrando da instituição um levantamento do demonstrativo do impacto financeiro sobre a folha de pagamento que as alterações podem causar.

Ainda durante o rápido encontro, o reitor foi questionado quanto ao andamento do adicional de insalubridade, reivindicação apresentada pelo sindicato no ano passado, mas que a reitoria não se pronunciou oficialmente. Segundo o gestor, a perícia já foi realizada e que neste momento aguarda o laudo conclusivo para realizar uma reunião com a categoria docente para apresentação do resultado. Vale ressaltar que a Adusb impetrou uma ação na justiça (veja aqui) para que a universidade realize os processos necessários a fim de assegurar o pagamento do adicional de insalubridade aos docentes que desenvolvem atividades em locais danosos à saúde.

Fonte: Ascom Adusb