GTCA define eixos e cronograma para Política de Comunicação do ANDES-SN

O Grupo de Trabalho de Comunicação e Arte – GTCA definiu, durante reunião em Brasília (DF), nos dias 24 e 25/7, os eixos e o cronograma para a formulação de uma Política de Comunicação do ANDES-SN, a ser deliberada no 30º Congresso do Sindicato Nacional, previsto para ser realizado em fevereiro de 2011, em Uberlândia (MG). O relatório final do encontro, contendo o roteiro de iniciativas para avançar na proposição da política de comunicação, já foi encaminhado às Seções Sindicais, nesta segunda-feira (26/7), para discussão na base da categoria.

Na abertura do encontro, o encarregado de Imprensa e Divulgação do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, apresentou as iniciativas da atual diretoria em relação ao setor de comunicação. De acordo com ele, já foram tomadas as medidas necessárias para a apresentação de uma proposta de portal eletrônico que substitua a atual página do ANDES-SN, considerada obsoleta e inadequada para atender as demandas não só do setor de comunicação, mas de todo o Sindicato.

“O novo portal não será somente uma página Web, mas sim todo um sistema de gerenciamento de documentos, processos e tarefas. Será desenvolvido em software livre, com softwares com capacidade de gerenciamento, grandes capacidade de armazenamento de dados, segurança e realização de backups diários, gerando acesso rápido e seguro a toda documentação do sindicado e publicação de conteúdos dinâmicos, vídeos, fotos e etc”, explicou.

Schuch informou também que a diretoria contratou uma agência de arte e publicidade para desenvolver uma campanha de chamamento ao ANDES-SN, visando ao esclarecimento do que é e quais são os objetivos do Sindicato Nacional e à sindicalização de novos professores. A campanha consta da produção de duas peças centrais, cartazes e jornais murais, além de lápis vermelhos com a logomarca do ANDES-SN para serem distribuídos nos campi, para a categoria.

O encarregado relatou também as providências tomadas para a produção de uma cartilha sobre Carreira Docente, apontada na última reunião do Setor das Federais, realizada nos dias 17 e 18/7.

Eixos e cronograma

Os membros do GTCA aprovaram 13 eixos que, após serem discutidos pela base, irão alicerçar a construção da proposta de Plano de Comunicação do ANDES-SN que a diretoria do sindicato irá encaminhar para deliberação da base da categoria, durante o 30º Congresso.

Os eixos estabelecem desde as demandas mais urgentes até a composição do quadro de pessoal do setor de comunicação do Sindicato Nacional, passando pelas estratégias necessárias para se alcançar os objetivos definidos, pela definição dos públicos com que o ANDES-SN precisa comunicar e das melhores formas de acesso a cada um, pelos instrumentos necessários para tal e pela constituição de redes internas e externas de comunicação, dentre outros tópicos. 

O cronograma indicado possibilita que as Seções Sindicais tenham um prazo de 26/7 a 3/9 para analisar o documento e remetê-lo à coordenação do GTCA que, até 24/9, sistematizará as contribuições recebidas, produzindo um Documento Base que será enviado para as Seções Sindicais. Entre os dias 24/9 e 8/10 as Seções Sindicais debaterão o Documento Base. Nos dias 8 e 9/10, as contribuições sobre o Documento Base serão debatidas em nova reunião do GTCA e, após isso, serão encaminhadas à diretoria do ANDES-SN.

Políticas gerais do país

O GTCA também definiu uma pauta de temas relacionados à política de comunicação do país, sobre os quais os docentes deverão debater e se posicionar. Dentre eles está a posição e ação política a respeito do software livre, o posicionamento sobre a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista, avaliação e posicionamento sobre as deliberações da Conferência Nacional de Comunicação, avaliação e posicionamento sobre as políticas dos Ministérios da Cultura e da Comunicação, Avaliação e posicionamento sobre controle social da mídia, discussão sobre a postura acerca do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação – FNDC e as relações com TVs e rádios comunitárias.

Confira o relatório

Fonte: Andes-SN