Fórum das ADs propõe novas mobilizações

O Fórum das ADs decidiu na última segunda, 02, em Feira de Santana, intensificar as cobranças em torno dos direitos à promoção, progressão na carreira e a mudança de regime de trabalho que vem sendo retirados pelo governo, e cobrar da Codes o agendamento da reunião para discutir a campanha salarial 2010.

O Fórum entendeu que o Movimento Docente deve manter a luta em torno da campanha salarial por entender que as conquistas ainda não se solidificaram e que é preciso manter a pressão sob o governo. Desta forma, cobrará da Codes a realização da reunião técnica para discutir os índices de incorporação da Condição Especial de Trabalho (CET). Antes disso, será solicitado do Dieese um estudo que apresente o impacto orçamentário da incorporação a partir de percentuais de 5 em 5% até alcançar o valor integral de 70%. Munidos desses dados, será elaborado um gráfico (semelhante ao da peça midiática da campanha) que apresente a posição das Universidades Baianas em relação às demais instituições estaduais do Nordeste.

O coordenador do Fórum, Alexandre Galvão, informou aos demais diretores que a Codes, após se reunir com a PGE, fará o pagamento dos processos pendentes no final deste mês. No entanto, quanto aos processos de mudança de regime de trabalho, a Codes alega que não poderá pagar por conta do período eleitoral. A informação deixou os diretores indignados e diante disso propuseram uma reação começando por solicitar a relação dos processos de promoção e progressão que estão no governo, seguido de uma ação civil no Ministério Público no dia 10 de agosto, além de agendar uma reunião com o secretário de educação para discutir a questão. As AD’s também vão solicitar do Tribunal Regional de Trabalho (TRE) o suposto parecer apresentado ao governo e tornar o 10 de agosto o dia estadual de luta contra os ataques do governo à autonomia universitária.

Visto com grande desconfiança pelo MD, a Comissão Estadual de Avaliação da Educação Superior (CEAES) também foi pautada neste encontro. Após discutir o assunto, foi indicado que as diretorias busquem informações das CEAES de cada universidade, promovam seminários que discutam o processo de avaliação e informem os reitores sobre a posição do MD em relação à CEAES.

No dia 11 de agosto será realizada uma reunião conjunta com os fóruns dos discentes e dos técnicos para discutir a situação das categorias e a atualização da pauta emergencial. No mesmo dia, o Fórum voltará a se reunir extraordinariamente, na Aduneb.

Fonte: Ascom Adusb

Foto: Ascom Fórum das ADs