Universitários protestam por falta de professor

A ausência de professores de quatro disciplinas levou alunos do curso noturno de direito daUniversidade Federal da Bahia (Ufba) a realizar manifestação ontem, exigindo providências da instituição.
Segundo a estudante Júlia Querol, 21 anos, cerca de 320 alunosestãocomoandamento do curso prejudicado pela falta de professores.“Se a Ufba queria aumentar o número de vagas para estudantes, deveria oferecer melhores condições”, reclamou ela. Por conta do protesto, as aulas da noite de ontem acabaram suspensas.
Frederico Perez, 24, aluno do curso de enfermagem, ressaltou que a falta de professores não é exclusividade da Escola de Direito.“Nos cursos de farmácia, história, artes cênicas e ciências da informação, entre outros, há disciplinas que não são ensinadas porque não há professores”, denunciou Perez, que é integrante do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A reitora da Ufba, Dora Leal Rosa, esteve reunida ontem com alunos da Escola de Direito e seu diretor, o professor Celso Castro, para tratar da questão.
Segundo a reitora, a contratação de professores substitutos e a realização de concurso esbarram na resolução do Superior Tribunal Eleitoral, que impede gestões públicas de preencher vagas de emprego nos três meses que antecedem e nos três meses seguintes às eleições.
Entretanto, professores concursados antes deste período e com o concurso já homologado estão sendo chamados para iniciar os trabalhosemsaladeaula.“ Aqueles que fizeram o concurso em janeiro podem começar a dar aulas somente agora porque o MEC (Ministério da EducaçãoeCultura) ainda não havia liberado o provimento de vagas”, explicou a reitora.
De acordo com Dora, dois novos professores estão aptos a iniciar suas funções na Escola de Direito desde a semana passada. Contudo, os alunos disseram que ambos os docentes vão suprir demandas do turno matutino e não do noturno.
“Isso compromete nossos pré-requisitos. Temos um semestre de cinco disciplinas e duas delas não têm aulas há mais de um mês”, indignouse Fernando Valadares, aluno do 4º semestre.“A Ufba está fazendo um grande esforço para resolver tudo. Vamos fazer alterações no calendário para que alunos tenham a carga horária integral”, pontuou a reitora.


Fonte: Jornal A Tarde