Novo regimento é aprovado em assembleia

A plenária da Assembleia Geral da ADUSB na tarde desta terça, 05, no Campus de Itapetinga, aprovou a nova proposta de Regimento para a entidade. Além deste ponto, foi aprovada a participação na comissão consultiva do PDI da UESB e a migração do plano Unimed-Sudoeste.

 

Após discussão acerca da necessidade de aprofundar o conhecimento dos princípios e eixos norteadores do ANDES-SN para as universidades brasileiras, a plenária aprovou a participação da ADUSB na comissão consultiva que elaborará o Plano Diretor Institucional (PDI) da UESB. Na circular enviada à ADUSB, a reitoria afirma que o PDI é “o documento que identifica a Universidade no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam as sua ações, a estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver”. As professoras Silmara Almeida de Carvalho (titular) e Jaqueline Nunes (suplente) serão as representantes do Campus de Itapetinga.

 

Após três reuniões setoriais, o Regimento da ADUSB foi atualizado e será remetido à apreciação em novo encontro, quando o Estatuto da entidade também deverá passar pelo crivo da categoria e adaptado à realidade atual.  Entre as principais alterações indicadas e aprovadas pela plenária, destaque para a materialização do rodízio da assembleia geral que já vem ocorrendo, a instituição de órgãos da ADUSB como as reuniões setoriais e o Conselho Fiscal, a exigência do quorum qualificado de 5% para aprovação de casos específicos descritos no documento, a alteração na contribuição de 1% para 1,2% sendo 1% para manutenção das despesas fixas e 0,2% para o Fundo de Mobilização Permanente, além do repasse de 10% para as diretorias regionais.

 

Durante a discussão sobre a Unimed-Sudoeste, a diretoria voltou a afirmar que, por princípio, não defende nenhum plano de saúde com concessionária privada e consequentemente não defenderia nenhuma proposta. O assunto foi exaustivamente discutido em seis encontros (três reuniões setoriais e três assembleias gerais) e neste último a plenária aprovou a assinatura de um novo contrato com a operadora e a migração de todos os beneficiários para este novo plano. Os termos desta migração serão discutidos em uma próxima assembleia.

 

Durante a seção de informes a diretoria explicitou à plenária a ideia da festa do Dia do Professor, ressaltando que no momento há verba reservada para a realização do tradicional evento, visto que a categoria aprovou o Fundo de Mobilização (Assembleia Geral – 13 de maio de 2010) a ser descontado no contracheque do filiado durante três meses e destinado exclusivamente à realização de atividades de mobilização política. Com a explicação, os professores ressaltaram a importância da realização da festa enquanto espaço de integração.

 

Fonte: Ascom ADUSB