Reitoria apresenta perícia de insalubridade

A ADUSB recebeu no início deste mês o laudo técnico pericial sobre as atividades e operações insalubres e periculosas realizadas no âmbito da Universidade. O documento chegou após a diretoria da entidade enviar à administração central um documento contendo a Pauta Interna da categoria, que possui, entre outros pontos, o Adicional de Insalubridade como centralidade da luta.

No relatório, o engenheiro de Segurança do Trabalho, Raimundo Abílio Loureiro, apresenta a metodologia, o período de inspeção, a equipe de acompanhantes, os locais avaliados e apresenta um quadro (veja aqui) de classificação de insalubridade nos três campi, com base no enquadramento legal e na legislação citada por ele.

Em Vitória da Conquista, dos 74 espaços avaliados, foram encontrados agentes insalubres em 31 deles; em Itapetinga foram encontrados influentes em todos os 25 laboratórios analisados e em Jequié, dos 52 locais inspecionados, 41 estão em condições insalubres. Diante da exposição a qual os professores estão submetidos habitualmente, o engenheiro recomenda adicional grau médio. 

A perícia será levada à assembleia geral para que os seus resultados sejam avaliados e a categoria possa decidir o que deve ser feito pela diretoria. Vale ressaltar que corre na justiça uma ação movida pela assessoria jurídica da ADUSB com o objetivo de forçar a universidade e o Estado realizarem a perícia na universidade para que seja efetuado o pagamento do adicional de insalubridade.

Fonte: Ascom ADUSB