Percentual de 10% é insatisfatório

O Fórum das AD (ADUSB, ADUSC, ADUNEB e ADUFS) apontou como insatisfatório o percentual de 10% para a incorporação da primeira parcela da CET. A avaliação ocorreu na última segunda, 18, na UESC, quando o Fórum esteve reunido para discutir o bloqueio da DE, o corte do auxílio alimentação e a organização do encontro das UEBA.

O Fórum acredita que o percentual não tira os professores das Universidades Estaduais da condição de segundo pior salário entre as estaduais da região Nordeste. “A proposta feita pelo governo é insuficiente e devemos pressioná-lo. Sabemos que a questão orçamentária também é uma correlação de forças políticas. É preciso que o governo veja a educação como prioridade”, defendeu o presidente da ADUSB, Alexandre Galvão. O Fórum reiterou a importância de se conquistar o maior percentual possível na negociação e, para isso, sinalizou pela mobilização da categoria em todas as universidades, o retorno da campanha de mídia e um Ato Político no momento da instalação da mesa de negociação, agendada para o dia 10 de novembro.

A manutenção da política de ataques à autonomia das universidades foi novamente questionada pelos diretores das AD. Sobre o bloqueio dos pedidos de mudança de regime de trabalho de Dedicação Exclusiva (DE), o Fórum cobrará uma audiência com o secretário de educação, Oswaldo Barreto, assim como uma posição oficial do governo quanto ao não cumprimento das decisões no âmbito interno e intensificará a campanha de denúncia. A suspensão do pagamento de auxílio-alimentação dos professores afastados para pós-graduação foi outro ponto da questão da autonomia. Segundo informações obtidas junto à técnica Ana Catapano, o corte aconteceu devido à sua interpretação do parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) que indicava a suspensão do pagamento do auxílio transporte dos servidores estaduais afastados, e assim, o mesmo deveria acontecer com o auxílio alimentação. Ao fazer a avaliação, o coordenador do Fórum das AD, Gean Santana, afirmou que a decisão fere tanto o Lei do Servidor Público quanto o Estatuto do Magistério Superior. Diante disso, o Fórum solicitará explicações oficiais do Governo sobre o corte, e todas as assessorias jurídicas das AD entrarão com uma ação na justiça, assim como já realizada pela ADUSB.

Os encaminhamentos do processo organizativo do X Encontro das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) também foram avaliados. Esta edição acontecerá nos dias 02, 03 e 04 de dezembro, em Vitória da Conquista.

Fonte: Ascom Adusb