Assembleia aprova Ato dia 10/11

A Assembleia Geral da ADUSB, realizada no campus de Jequié, em 19/10, aprovou a realização de um ato político em Salvador, proposto pelo Fórum das AD para o dia 10 de novembro, quando a mesa de negociação será aberta oficialmente para a discussão sobre a incorporação da CET.

A Assembleia deliberou, também, que a Diretoria da ADUSB pressione, de forma mais ostensiva, o Governo e a Reitoria, para que sejam agilizados os processos de solicitação de mudança de regime de trabalho dos docentes da UESB. A ADUSB já havia proposto ao Fórum das AD, em sua última reunião, a implementação de uma ação política mais radical contra a obstrução do Governo aos pedidos de mudança de regime de trabalho dos docentes. Esta proposta não obteve consenso junto às demais AD, mas deliberou-se que na próxima reunião técnica com o Governo, prevista para o dia 28/11, o Fórum das AD deverá cobrar uma reunião com o secretário de educação para tratar dos mais recentes ataques do Governo aos direitos trabalhistas dos docentes, tais como a obstrução à mudança de regime de trabalho (cujos pedidos já tenham sido aprovados internamente nas universidades) e o corte do auxílio alimentação para os docentes que estão licenciados para cursar pós-graduação.

No entanto, sensível aos graves prejuízos causados pela obstrução aos pedidos de mudança de regime de trabalho, a Diretoria da ADUSB discutiu na Assembléia Geral a possibilidade de adotar alguma ação política que caracterize uma postura mais radical em relação aos ataques do Governo aos direitos trabalhistas dos docentes. Ao conclamar os interessados, o professor Jorge Barros (DQE) ponderou: “Não dá para radicalizar com pouca mobilização, correndo o risco de se realizar ações políticas esvaziadas, inclusive sem a presença dos maiores interessados”, defendeu.

Em defesa da autonomia, a Diretoria se comprometeu a intensificar as denúncias do indeferimento dos pedidos de Dedicação Exclusiva (DE) e do corte indevido do auxílio-alimentação dos professores afastados para pós-graduação. A Assembleia deliberou que a Diretoria deverá complementar as ações do Fórum das AD e cobrar da Coordenação de Ensino Superior (CODES) uma reunião com os docentes da UESB que estão prejudicados pelo indeferimento dos pedidos de DE. Junto a isto, a Diretoria pressionará também a Reitoria da UESB para se empenhar na solução desse problema.

A discussão sobre o contrato com a Unimed-Sudoeste foi novamente pautada e a plenária entendeu que definir melhor os termos para a migração é necessário fazer uma comparação minuciosa entre o contrato atual (veja aqui) e a proposta de migração (veja aqui) e (aqui). Diante da necessidade de uma leitura detalhada do conteúdo, a Assembleia recomendou que a Diretoria disponibilize esses documentos para os beneficiários na versão digital, a qual será impressa nos Departamentos. Além disso, a Assessoria Jurídica da ADUSB deverá emitir um parecer sobre a proposta da Unimed para a migração, a fim de subsidiar e ampliar a discussão.

Para conhecer a Resolução 195 da Agência Nacional de Saúde (ANS), que proíbe a entrada de novos beneficiários nos planos de saúde não regulamentados, acesse aqui.

A Assembleia decidiu que a escolha dos membros para compor a Comissão que conduzirá o processo eleitoral para a Diretoria da ADUSB no biênio 2010-2012 será referendada na próxima Assembleia Geral (27/10), em Itapetinga. Os nomes deverão ser indicados em assembleias setoriais, que acontecerão até a data.

Finalmente, a plenária apresentou o nome da professora Cláudia Coelho (DCB) para representar a ADUSB - campus de Jequié - na Comissão Consultiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – UESB).

Fonte: Ascom Adusb