Categoria rejeita proposta de 10%

A Assembleia Geral da ADUSB, reunida na tarde desta quarta, 27, Campus de Itapetinga, endossou o encaminhamento do Fórum das AD, avaliando insuficiente o percentual de 10% apresentado por técnicos do governo, como sendo a primeira parcela da incorporação da CET. Após o desenvolvimento de cálculos preliminares e compreender de que forma os números recairiam sob o salário, a categoria mostrou-se indignada e manifestou o desejo de retornar as mobilizações em torno da Campanha Salarial. Caso o governo não se sensibilize e não aumente o percentual, a possibilidade de radicalização do movimento foi colocada como estratégia.  

O parecer das Procuradorias Jurídicas (PJ's) das Universidades Estaduais acatando a decisão da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em não conceder o direito à Mudança de Regime de Trabalho, por incidir sob a Lei de Responsabilidade Fiscal - que impõe restrições aos gestores, a exemplo da concessão de benefícios configurados como aumento salarial nos três meses antecedentes e posteriores às eleições - foi rechaçado pela plenária. O parecer aponta o bloqueio das solicitações de DE até o dia 31 de dezembro de 2010, último dia da atual administração estadual. Apesar da iniciativa da diretoria da ADUSB em endurecer, tanto o Fórum das AD quanto a Assembleia Geral rejeitaram a iniciativa, apontando a publicação de uma nota da entidade contextualizando a questão como primeiro caminho a ser adotado. A plenária, no entanto, aproveitou para frisar a necessidade dos prejudicados participarem das discussões.

Passados 40 dias, prazo estabelecido pela assembleia geral que aprovou a atualização da Pauta Interna (veja aqui), a reitoria não se pronunciou sobre o assunto. Diante do descaso da nova gestão, a plenária posicionou-se favorável ao início de uma campanha mais intensa de denúncia frente a indiferença da Administração Central. Com isso, a ADUSB enviará um novo ofício frisando para a importância da abertura de uma conversa e publicará a Centralidade da Luta. 

Os nomes restantes para integrar a comissão consultiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-Uesb) foram homologados neste encontro, sendo Marcus Assis Lima (Titular) e Dannilo Duarte (Suplente) os nomes do Campus de Vitória da Conquista. Os membros de Jequié e Itapetinga foram eleitos em assembleias anteriores.

Dando seguimento a abertura das eleições para a diretoria da ADUSB no biênio 2010-1012, foi composta a comissão eleitoral. Os membros serão: Jequié - Kleryson Martin e Juracy Reis; Vitória da conquista - José Duarte, Rosalvo Lemos e Danillo Duarte (Suplente) e Itapetinga - Silmara Almeida, Sérgio Augusto e Janaina Silva (Suplente). A comissão fará a primeira reunião na próxima quinta-feira, às 15h, na sede da ADUSB, em Vitória da Conquista, quando também será apresentado o nome do suplente de Jequié. Conforme regimento, o prazo para registro de chapa(s) será até as 19h do dia 19 de novembro de 2010 e a votação nos dias 08 e 09 de dezembro de 2010, das 9 às 20h, nos três campi da Universidade. O período de campanha será de 23 de novembro até 06 de dezembro. Veja aqui o Regimento Eleitoral.

Fonte: Ascom ADUSB