Docentes do Iseaf criam nova Seção Sindical do ANDES-SN e preparam mobilizações

Na noite de quinta-feira (4/11), em Teresina (PI), professores do Instituto Superior de Ensino Antonino Freire – Iseaf aprovaram em assembleia geral, por unanimidade, a criação de uma Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN. A nova entidade tem o nome de Sindiseaf Seção Sindical. Ainda na assembleia, foi eleita uma direção provisória encabeçada pelo professor Vanderlan Pereira da Silva e aprovado o regimento do Sindiseaf.

De acordo com Vanderlan Silva, “a criação do Sindiseaf é um passo importante da categoria docente, que está se organizando para cobrar, com mais força, os direitos que estão sendo negados aos professores do Instituto.” O Instituto de Educação estadual transformou-se, através de lei, em Instituição de Ensino Superior, ainda em 2004. Os professores, no entanto, recebem baixíssimos salários, além de enfrentarem condições de trabalho inadequadas. O governo estadual destina ao Sindiseaf poucas verbas para investimentos em melhorias físicas, bibliotecas e equipamentos.

“A situação dos docentes e técnicos é irregular, precária, injusta e indigna: nenhum professor ou técnico tem vinculação à IES. Além disso, os docentes recebem salários equivalentes aos da Educação Básica. Tais irregularidades mantêm-se há seis anos”, disse a professora Lucineide Barros, que participou ativamente da comissão pró-criação do Sindiseaf.

A assembleia contou com a presença dos diretores regionais do ANDES-SN, Daniel Solon (UESPI), Geraldo Carvalho (UFPI) e Raquel Dias (UECE), além de representantes da Associação dos Docentes da UESPI – Adcesp Seção Sindical, Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi Seção Sindical), Centro Acadêmico do Iseaf, e da Central Sindical e Popular – CSP-Conlutas.

De acordo com Raquel Dias, “a criação da nova seção sindical fortalece a luta em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade promovida pelo ANDES SN. Em nome do Sindicato Nacional, damos boas vindas aos docentes que estão construindo o Sindiseaf e desejamos muitas lutas e vitórias para a categoria”.

Fonte: ANDES-SN