ADUSB busca esclarecimentos com a Unimed

Membros da diretoria da ADUSB voltaram a se reunir com diretores da Unimed-Sudoeste na tarde desta sexta, 12, quando relataram novamente a situação pela qual os professores associados vêm passando, a exemplo da qualidade do atendimento em Jequié e do prazo de espera para atendimento em Vitória da Conquista.

Os diretores do sindicato apresentaram os questionamentos levantados pela categoria ao longo dos últimos dias e algumas respostas foram positivas, como a flexibilização do plano, permitindo a instituição de um grupo sob regime de extinção para os beneficiários que desejam continuar no plano não regulamentado. No entanto, estes poderão sofrer um reajuste diferenciado, podendo variar de acordo com o número de pessoas que permanecerem. 

Os diretores do plano informaram que uma recente resolução da Agência Nacional de Saúde (ANS) alterou a idade dos filhos dependentes, passando de 18 para 24 anos. Para o caso dos novatos que desejam colocar os pais como dependentes deve ser comprovada a dependência financeira e no caso dos atuais usuários que desejam migrar, os pais poderão acompanhar a mudança.

O reajuste continuará sendo efetivado pela Agência Nacional de Saúde (ANS) com base no Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) e não pela Unimed-Sudoeste como havia sido assinalado anteriormente. Quanto à taxa a ser paga, o plano informou que o valor de R$211,29 não é definitivo, mas sim uma média per capita encontrada a partir da divisão do valor total que é pago à operadora pelo número de usuários do plano, em caso de migração total. Para isso, será preciso identificar o perfil das pessoas que desejam migrar.

O impasse de Jequié começa a ser sanado com a assinatura, nos próximos dias, de um contrato com o Hospital Santa Helena, o maior da cidade, com o atendimento sendo iniciado imediatamente. Ao final, os diretores da ADUSB exigiram que todas as informações prestadas pela Unimed-Sudoeste estejam disponíveis nos novos contratos. Atualmente, a ADUSB é uma dos maiores clientes da operadora com 1269 beneficiários, entre docentes titulares e seus dependentes.

Fonte: Ascom ADUSB