Campanha Salarial: Categoria aponta 45%

A proposta de 10% de incorporação da CET na primeira parcela foi rejeitada pela Assembleia Geral por não atender as expectativas do Movimento Docente ao manter a Bahia como um dos piores salários entre as Universidades Estaduais da Região Nordeste. No encontro de avaliação, ocorrido no campus de Jequié, terça- 23, os docentes também decidiram lançar a campanha “Estatuinte Já” em resposta à sugestão do Reitor, durante a primeira reunião para discussão da Pauta Interna na semana passada, em postergar as discussões do novo Estatuto para a Universidade.

A ADUSB levou a proposta para avaliação da categoria e seguiu a mesma direção tomada pelas demais diretorias que compõem o Fórum das ADs (ADUSC, ADUNEB e ADUFS), que têm como horizonte o índice de 45% na primeira parcela. A decisão foi compreendida como a melhor saída, já que somada ao Reajuste Linear, previsto pelo governo em torno de 4,7%, retirará a Bahia da posição ocupada no ranking. A contraproposta será encaminhada para o governo na quinta, 25, conforme sugerido na Mesa Setorial de Negociação na semana passada para que o assunto volte à pauta nos dias 01 e 10 de dezembro quando estão previstas novas rodadas de negociação e novas paralisações em todos os Campi da UESB.

A assembleia também avaliou as respostas da administração da universidade quanto à Pauta Interna e cobrou a formalização, por meio de um documento assinado, em que assuma o compromisso em solucionar as queixas elencadas. No que diz respeito à Insalubridade, a plenária avaliou que a participação da ADUSB não pode extrapolar a alçada sindical e assim compete à reitoria cumprir a função administrativa e enviar imediatamente o Laudo Técnico ao governo para que o Estado comece a efetuar o pagamento a quem possui o direito do adicional. Quanto às solicitações de revisão, caberá aos reclamantes recorrer à gestão da universidade a realização de uma nova perícia junto à empresa responsável.

Ao contrário do que pensa a administração, a plenária não enxergou incompatibilidade em promover uma discussão paralela junto ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), e assim propôs que a ADUSB lance a campanha “Estatuite Já!”. Em relação ao orçamento, que também compõe a Centralidade da Luta da Pauta Interna, a categoria cobrou mais transparência e celeridade da reitoria, devendo publicizar a proposta orçamentária prevista para 2011, o executado em 2009, bem como o orçamento em vigor a fim de realizar um comparativo em relação ao que foi orçado e o que se aplicou.

A indicação de servidores técnicos para ocupar cargos com exigência acadêmica – ferindo o Estatuto do Magistério - voltou a ser questionada e na próxima reunião, a ADUSB questionará os gestores os motivos pelos quais a reitoria vem mantendo a decisão. A informação de que a universidade lançou o concurso para professor DE chamou a atenção da assembleia visto que ainda há diversos professores com os pedidos travados pelo governo. Desta forma, a assembleia propôs que a Universidade promova a seleção, mas, no entanto, a contratação só deve acontecer após a conclusão das solicitações paralisadas.  


Fonte: Ascom ADUSB