Encontro aprova rumos do MD

O X Encontro dos Docentes das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) realizado pelo Fórum das ADs, do dia 2 a 4 de dezembro, na Uesb, em Vitória da Conquista, atualizou o plano de lutas da categoria para os próximos dois anos.

O evento foi aberto com a plenária de instalação, que encaminhou o regimento do Encontro para análise e votação. Em seguida, os delegados e observadores participaram de uma plenária sobre conjuntura, antecedida por uma palestra do prof. Edmundo Dias, da UNICAMP. O prof. Edmundo destacou o momento difícil vivido pelos movimentos sociais e o silêncio de alguns destes movimentos após o governo Lula. Esta conjuntura, segundo Edmundo, dificulta as mobilizações e causa o “esvaziamento” dos movimentos.

Durante a plenária de conjuntura relatou-se também as lutas recentes empreendidas por trabalhadores e estudantes europeus, com destaque para as grandes greves, e a possibilidade do Brasil viver, em um futuro muito próximo, problemas semelhantes a conjuntura internacional, com ataques a previdência, por exemplo.

No segundo dia do Encontro foram formados três grupos de trabalho (GTs) para debater os textos produzidos pelas ADs sobre autonomia, orçamento e carreira. Nas plenárias, com os mesmos temas, as propostas foram discutidas e votadas. O caderno de textos do X Encontro estará disponível em breve, com as questões e proposições apontadas no Encontro.

Plenária final aprova moção de repúdio - A plenária final do Encontro aprovou uma moção de repúdio ao prefeito de Esplanada, Diolando Batista que se nega a negociar com os profissionais de educação do município. O prefeito tenta cercear o movimento grevista com o fechamento da Prefeitura, impedindo o atendimento ao público; a colocação de adolescentes para substituir os professores; e com a convocação dos pais dos alunos para enviar seus filhos as escolas e, até mesmo, substituir alguns professores em greve.

Na plenária final, os 43 delegados e 10 observadores e convidados analisaram o Encontro fazendo críticas, elogios e sugestões para o próximo, que será realizado daqui a dois anos, sediado pela Aduneb.

Para encerrar o X Encontro foi formada uma mesa com representantes das quatro ADs, do Andes-SN, da CSP-Conlutas e com o coordenador do Fórum. A representante do Andes, Maslowa Freitas avaliou de forma positiva o evento. “Esse Encontro teve uma participação menor do que o último, devido a conjuntura adversa que enfrentamos no movimento sindical. No entanto, as discussões avançaram bastante e poderemos aprofundá-las na base”, afirmou.

Fonte: Ascom Fórum das ADs