Fórum intensificará denúncia do governo

O Fórum das ADs (ADUSC, ADUSB, ADUNEB e ADUFS) esteve reunido na quinta e sexta (06 e 07) na sede da ADUSB para organizar e deliberar as próximas atividades e ações do Movimento Docente baiano. Um fator preponderante direcionou as discussões deste encontro: a Bahia foi ultrapassada pelo Maranhão e caiu para último lugar no ranking dos piores salários entre as Universidades Estaduais da região Nordeste do país.

Para os dirigentes, a tentativa do governo de congelar os salários dos professores com a imposição de uma cláusula no Termo de Acordo Magistério Superior (veja aqui), na qual as reivindicações salariais a serem acordadas em Mesa Setorial no período de 2011 a 2014 só poderão ter efeitos vigentes a partir de 2015, foi mais uma tentativa ardil em ludibriar a categoria docente e, por isso, merece uma resposta do MD. Desta forma, a partir deste mês, o Fórum da ADs denunciará o resultado da Campanha Salarial 2010 com a veiculação de Nota Pública em jornais, visitas aos deputados estaduais no dia 08 de fevereiro e posteriormente aos deputados federais, além das constantes denúncias no âmbito das quatro Universidades Estaduais.

Os últimos detalhes da participação do MD no cortejo da Lavagem do Bonfim também foram acertados. As quatros Associações de Docentes se juntarão aos DCEs e SINTESTs e mais uma vez protestarão no evento que a cada ano tem se tornado um espaço de importantes manifestações políticas e sociais. Uma bandinha de sopro, além de faixas, cartazes e apitos prometem animar o bloco do Fórum das Entidades. A concentração será às 8h do dia 13, do lado direito do Elevador Lacerda (aos pés).

O Fórum também avaliou o X Encontro dos Docentes das UEBA, realizado no início de dezembro no Campus da UESB, em Vitória da Conquista, e discutiu os primeiros encaminhamentos. A primeira atividade, que se somará à campanha de denúncia será a realização da Jornada Unificada, quando as quatro ADs promoverão seminários, debates e atos (sem paralisação) visando convocar a categoria para as mobilizações sindicais.

Para envolver toda a comunidade acadêmica na discussão acerca da Autonomia Universitária, será promovido um concurso para a produção de um vídeo - a ser exibido no dia da Jornada Unificada - que aborde o tema com inscrições abertas a qualquer segmento universitário. A discussão em torno do Orçamento das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) será concretizada com a criação do Grupo de Trabalho (GT), já no próximo encontro, com a responsabilidade de destrinchar os números que cercam as universidades. Já os pontos acerca da Carreira Docentes serão avaliados primeiramente entre as diretorias, amadurecidos conjuntamente em Assembleias Gerais da categoria para posteriormente retornar à pauta do Fórum.

Ainda neste encontro, foi discutida a importância da comunicação para o fortalecimento do MD baiano, com uma preparação para os diretores e professores da base que se relacionam diretamente com a imprensa, através da realização de um curso de Media Training. Sobre este ponto, os dirigentes também suscitaram a importância da sintonia entre as assessorias das quatro entidades e a jornalista do Fórum e destacaram a disponibilização do site www.forumdasads.com.br.

O Fórum voltará a se reunir no dia 24 de fevereiro, na sede da ADUFS, em Feira de Santana.

Fonte: Ascom ADUSB