Assembleia delibera por não iniciar as aulas

Os docentes da Uesb só iniciarão as atividades do semestre letivo 2011.1 caso o reitor compareça a uma Assembleia Geral da categoria e se prontifique a atender objetivamente as reivindicações apresentadas pela ADUSB através da Pauta Interna, em novembro do ano passado. A decisão foi tomada na tarde desta quarta, 02, em Jequié, na primeira Assembleia Geral do ano, por entender que as condições de trabalho na universidade estão cada vez mais degradantes e a Reitoria não tem envidado esforços suficientes para resolvê-los.

Ao abrir as discussões sobre a análise da conjuntura, a diretoria explicou o impasse ocorrido para a assinatura do acordo pela incorporação da gratificação da Condição Especial de Trabalho (CET). Segundo o presidente da ADUSB, Alexandre Galvão, no momento final o governo decidiu incluir uma cláusula exigindo que “quaisquer outras reivindicações que impliquem em impacto financeiro serão objeto de discussão das próximas reuniões da Mesa Setorial, e, caso acordadas, terão seus efeitos financeiros vigentes a partir de 2015” (Veja o acordo aqui). A clausula, no entanto, foi interpretada pelo Movimento Docente como uma tentativa de engessar a luta sindical por quatro anos e, por este motivo “não assinamos o acordo, sem antes discuti-lo com a base”, frisou.

A plenária concordou com a direção do movimento e votou pela rejeição da clausula e a retomada das negociações com o governo. Os professores decidiram que a ADUSB também deve iniciar uma campanha de denúncia da realidade salarial, em mídia tradicional e nas redes sociais, notadamente agora que a Bahia caiu para o último lugar no ranking dos salários entre as universidades estaduais da região Nordeste.

Percebendo a importância e a amplitude do assunto, a plenária pontuou que a Pauta Interna, especialmente no que diz respeito às condições de trabalho, discutidas nas instâncias do sindicato, precisavam se materializar em um enfrentamento mais duro com a Reitoria, uma vez que a administração, apesar de ter se recebido a diretoria da ADUSB, não apresentou solução para os problemas (Conheça a Pauta Interna aqui). Com isso, a categoria cobrou da administração respostas concretas e objetivas, bem como um calendário de atendimento das reivindicações da Pauta Interna. Caso isso não ocorra, os professores não deverão ir para as salas de aulas no próximo dia 14 de fevereiro, quando será iniciado o semestre.

Também foram eleitos os representantes para o 30º Congresso do ANDES-SN, que será realizado na cidade de Uberlândia (MG), no período de 14 a 20 de fevereiro com o tema: Universidade Pública, Trabalho Acadêmico e Crítica Social (Saiba mais sobre 30º Congresso). A ADUSB poderia participar com até cinco delegados, mas apenas os professores Paulo Araquém Ramos Cairo e Sérgio Luiz Carmelo Barroso se apresentaram como delegados, junto ao presidente, Alexandre Galvão, que estará presente como diretor do ANDES-SN. As solicitações de participação dos docentes que não se encontravam presentes foram rejeitadas pela assembleia.

 

Fonte: Ascom ADUSB