Diretoria propõe defesa do ANDES-SN como instrumento de luta dos docentes

Atualizar os instrumentos da luta para 2011, tendo como foco a defesa do ANDES-SN, a partir da intensificação do trabalho na base e do fortalecimento e da ampliação da unidade com o movimento classista e autônomo. Esta é a proposta de centralidade da luta que a diretoria do Sindicato Nacional vai defender no 30º Congresso, que será realizado de 14 a 20/2, em Uberlândia.

 

“Nesse momento em que o nosso Sindicato continua a ser atacado na sua unidade, visando ao fracionamento da categoria docente, é oportuno que reforcemos as nossas relações com a base da categoria e que ampliemos nossa articulação com o movimento social, para nos defendermos e avançarmos para um projeto maior de sociedade”, afirma a Diretoria na apresentação do Caderno de Textos do evento.

A expectativa da diretoria do ANDES-SN é que a presença dos docentes das instituições de ensino superior federal seja superior a que vem sendo registrada nos congressos anteriores, em função da pauta proposta para o debate a partir da centralidade da luta e também das comemorações dos 30 anos da entidade.

“Ao que tudo indica, teremos presença massiva, o que irá colaborar muito para o plano de ação para 2011. Além disso, será um momento muito especial para revermos o quanto o nosso sindicato tem contribuído para a luta em prol de uma educação pública e gratuita. As nossas realizações passam sempre pelas relações dos trabalhadores em uma perspectiva social classista, democrática e libertadora”, acrescenta a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto.

 

Função e metodologia

A principal função do Congresso é definir posicionamentos políticos estratégicos e atualizar o Plano de Lutas anual do Sindicato. Esse trabalho é subsidiado por cadernos de textos que disponibilizam, previamente, as propostas em debate, organizados de forma a assegurar que os posicionamentos políticos e o plano de lutas possam ser tratados de modo complementar, e não sobreposto.

 

A estrutura de funcionamento do evento baseia-se na operacionalidade de três espaços de trabalho: os grupos mistos, as preparações das plenárias e as realizações das plenárias. Os grupos mistos têm como objetivo fazer com que todos os participantes, reunidos em pequenos agrupamentos, discutam os temas pautados, de forma a facilitar o amadurecimento das posições trazidas das assembleias gerais de cada Seção Sindical, e apontar as propostas que serão submetidas à deliberação nas plenárias. 

 

A preparação das plenárias, operacionalizada pelos coordenadores das mesas e relatores dos grupos, consolida as posições amadurecidas nos grupos. A realização das plenárias, por fim, é o espaço de debate por excelência. São as plenárias que abrem espaço ao contraditório, aos grandes debates, e que permitem a deliberação democrática das propostas, com base no voto da maioria dos delegados.

 

Foco central

Conforme a metodologia adotada nos congressos do ANDES-SN nos últimos anos, após a plenária sobre Movimento Docente e Centralidade da luta, o primeiro tema pautado para debate dos grupos mistos será a centralidade da luta para o período, ou seja, o foco temático que ordenará a luta do Sindicato em todas as suas esferas de atuação no período subseqüente ao evento.

 

“A centralidade da luta é o foco a partir do qual o plenário definirá o grau de importância e urgência das tarefas que serão desenvolvidas ao longo do período pelas diferentes instâncias do Movimento Docente. Por isso, é importante que a centralidade da luta não perca sua característica original, como ocorreu em alguns congressos anteriores”, defende o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch.

 

Realizada a avaliação da conjuntura e aprovada a centralidade da luta, os participantes discutirão os temas políticas sociais, questões organizativas e financeiras e, por fim, os planos de luta geral e de cada setor, que serão construídos  na forma de uma agenda de ações concretas, efetivamente conectada com a centralidade da luta e com os posicionamentos aprovados em relação às políticas sociais.

 

Todas as posições, bandeiras e orientações para a ação, aprovadas em eventos anteriores do ANDES-SN, mantêm-se em pleno vigor, desde que não tenham sido expressamente revogadas ou superadas por novas deliberações a respeito, tornando, portanto, desnecessário reafirmá-las a cada evento.

 

Fonte: ANDES-SN