ANDES-SN 30 anos: Filiação ao CEA evidencia caráter internacionalista

 

O internacionalismo como ferramenta de luta para transformação da sociedade capitalista - tal como prescrito no Manifesto Comunista, de Karl Max - sempre orientou as ações políticas do ANDES-SN. Imediatamente após a transformação da Associação em Sindicato, o tema ganhou força nos debates do movimento docente.  

 

A partir do 7º Congresso do ANDES-SN, realizado em Juiz de Fora (MG), em 1988, o assunto se incorporou às preocupações da luta docente de forma sistemática e prioritária. Foi neste congresso que, a partir do debate com lideranças de organizações internacionais dos trabalhadores, os docentes aprovaram a primeira ação de cunho internacionalista: um acordo de cooperação com a Federação dos Professores de Portugal (Fenprof).

 

No congresso seguinte, realizado em São Paulo, em 1989, os docentes sistematizaram um estudo sobre o caráter das principais centrais de educadores e amadureceram a discussão sobre a filiação do ANDES-SN a elas. Cientes de que as ações do capital especulativo no mundo dito globalizado e neoliberal desrespeitavam cada vez mais as fronteiras das nações, os docentes passaram a buscar estratégias para materializar a união efetiva dos trabalhadores.

 

 

 

Participação efetiva

Em uma época em que a internet era realidade apenas nos departamentos de defesa dos Estados Unidos, questões como o alto custo das ligações telefônicas e do envio de correspondências prejudicam as ações do sindicato, conforme descrito no relatório do 8º Congresso. Entretanto, a despeito das dificuldades, representantes do ANDES-SN  passaram a participar de atividades de cunho internacional, conhecendo melhor a natureza das entidades representativas dos docentes e a realidade do trabalho desses profissionais no mundo, em especial na América Latina.

 

O 9º Congresso do ANDES-SN, realizado em Londrina (PR), pautou uma série de ações com o intuito de aprofundar as discussões sobre a possível filiação do ANDES às organizações internacionais. Além da realização de seminários e da produção de Informandes especial sobre o assunto, o Sindicato Nacional publico o Caderno nº 8 sobre Relações Internacionais, com todo o acúmulo da discussão e novos subsídios para o debate.

 

No 10º Congresso do ANDES-SN, em Curitiba (PR), a plenária aprovou a filiação à Confederação de Educadores da América (CEA). A partir daí, o ANDES-SN passa a desempenhar papel importante nesta e em outras entidades internacionalistas das quais também participou, se fazendo representar em seus eventos, discutindo os rumos da educação e das estratégias de lutas dos trabalhadores. O ANDES-SN exerceu, inclusive, a presidência da CEA de 1993 a 1996.

 

 Foto: 10º Congresso do ANDES-SN, Curitiba (PR), fevereiro de 1991 

 


 
Fonte: ANDES-SN