Alvará de soltura foi expedido presos podem ser soltos a qualquer momento

A expectativa é grande para que os trabalhadores e ativistas presos em manifestação  contra a visita de Obama no Rio de Janeiro sejam soltos nesta segunda-feira.
 
Segundo informações de Edna Félix, esposa do membro da Secretaria Executiva Estadual da CSP-Conlutas RJ, Gualberto Tinoco, o Pitéu, já foi expedido o Alvará de Soltura para liberação dos presos. "Acreditamos que por volta das 14h eles já sejam libertados", informa Edna.
 
O estudante e a aposentada que também foram presos, conseguiram sua liberação no domingo.
 
Edna informa ainda que aguarda ansiosa a liberação. "Eles estão em cela separada dos demais presos,  porém são considerados presos comuns, estão com mesma roupa desde sexta, isso é uma humilhação", enfatizou.


Protesto contra visita de Obama no Rio exige libertação dos 13 manifestantes presos


Neste domingo (20), cerca de 800 pessoas realizaram uma passeata contra a visita de Obama e pela libertação dos 13 militantes presos desde a sexta-feira (18), em decorrência do ato promovido em frente ao consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro.
Eles caminharam em marcha até a Rua do Passeio, próximo da Cinelândia, mas não conseguiram prosseguir já que o local estava cercado por policiais.
O protesto reuniu a CSP-Conlutas, CTB, Intersindical, MST, Jubileu Sul, MTL, Círculo Bolivariano e o movimento dos trabalhadores sem-teto. Entre os partidos, muitos militantes do PSTU, PSOL, PCB e PCdoB. A deputada estadual Janira Rocha (PSOL), que assina uma nota junto com outros parlamentares, participou da manifestação. Militantes do movimento estudantil como ANEL, UNE, Ubes e diversos DCEs também participaram da manifestação. As entidades de juventude lançaram um manifesto unitário pela libertação dos presos.
Nesta segunda (21) haverá novo ato no qual os manifestantes farão uma lavagem da Cinelândia e das escadarias do Teatro Municipal, às 17h, com o objetivo de “limpar” a presença de Obama, que nesta segunda foi embora do país. Também no campus do Fundão da UFRJ haverá uma manifestação pela liberdade dos presos, e contará com a presença de juristas e professores da Faculdade de Direito.
No sábado, o juiz de plantão negou o pedido de libertação do grupo, alegando ameaças à visita de Barack Obama. Enquanto Obama discursava sobre liberdade nas redes de TV, pessoas inocentes, trabalhadores e estudantes, continuavam e continuam presas.
Em nota, parlamentares exigem imediata libertação dos presos políticos do Rio
Nós, parlamentares e dirigentes políticos fluminenses, estamos empenhados na imediata libertação do(a)s cidadã(o)s - trabalhadores e estudantes - presos por estarem participando de manifestação democrática e pacífica, em 18/3, contra a política intervencionista dos governos dos EUA no mundo.
Em inquérito sumário e célere, 12 pessoas foram acusados de atirarem "artefato incendiário" e "causar lesões corporais" em funcionário do Consulado norte-americano no Rio e se encontram encarcerados. Os homens, inclusive, já tiveram suas cabeças raspadas! Desafiamos as autoridades policiais do Rio de Janeiro e também o próprio Consulado estadunidense a provar o envolvimento de qualquer dos detidos no ato de vandalismo.
A continuada detenção desses militantes é arbitrária e injusta, e o Judiciário precisa acolher os pedidos de Habeas Corpus.

Liberdade para os presos já!


Assinam: senadores Lindberg Farias (PT) e Randolfe Rodrigues(PSOL), deputados federais Chico Alencar (PSOL), Jean Wyllys (PSOL) e Stephan Nercessian (PPS), deputados estaduais Janira Rocha (PSOL), Marcelo Freixo (PSOL), Robson Leite (PT), ex-deputado federal e presidente regional do PSTU, Cyro Garcia.

Prisões


Na sexta-feira (18) após um protesto contra a visita de Obama ao país em frente ao Consulado dos Estados Unidos, 13 militantes foram presos. Na ocasião, pessoas infiltradas no ato, que era pacífico, laçaram um coquetel molotov no local. A polícia ágil com truculência atirou bombas de efeito moral contra os manifestantes e por fim efetuou as prisões.
Depois de passar a madrugada de sexta-feira (18) na 5º DP (Gomes Freire), os 13 detidos foram levados para presídios no sábado. Após exame de corpo-delito no IML, os homens foram encaminhados ao presídio de Bangu 8 e as mulheres ao presídio de Água Santa. Um estudante de 16 anos foi encaminhado para o Centro de Triagem da Ilha do Governador.
Os manifestantes foram enquadrados em vários artigos, e não terão direito a fiança. A principal acusação é de ter tentado "causar incêndio" no consulado dos Estados Unidos. "É uma vergonha o que está acontecendo. É uma prisão política. São presos políticos do governo Sergio Cabral e de Dilma, no momento em que Obama desembarca no Brasil", protestou o integrante da coordenação nacional da CSP-Conlutas, Cyro Garcia.
Dos presos, há dirigentes da CSP-Conlutas, entre eles o dirigente da Secretaria Executiva Estadual do Rio Gualberto Tinoco.
Inúmeras iniciativas estão sendo tomadas pela libertação dos presos no protesto contra Obama no Rio de Janeiro.

Fonte: CSP-Conlutas