Bahia sediará encontro do Setor das Estaduais

Fruto das discussões ocorridas durante o 30º Congresso do ANDES- Sindicato Nacional, será realizado entre os dias 13 e 15 de maio, na ADUNEB (Salvador), o Encontro Nacional do setor das Universidades Estaduais. O objetivo é identificar os diferentes ataques sofridos pelas universidades públicas para, a partir daí, mapear as estratégias mais apropriadas para fortalecer a luta em defesa da universidade pública e gratuita e da categoria docente.

Uma das principais ações planejadas será o fortalecimento dos fóruns já existentes e o fornecimento de subsídios para a criação de novas articulações. Com isso, o Movimento Docente buscará unificar a luta em defesa da universidade pública a partir de ações que visem, inicialmente, erradicar as distintas modalidades de contratação docente, defendendo a contratação por concurso público e em regime estatutário, com Dedicação Exclusiva (DE); reajustes salariais para toda a categoria, com equiparação salarial para os professores substitutos e preservação dos direitos dos aposentados; além de financiamento público, com subvinculação de recursos para as IES públicas.

O processo de unificação prevê também a realização de processos estatuintes e/ou mudanças em estatutos e regimentos, contando com participação e deliberação dos três segmentos das IES, para além da representação existente em seus conselhos; políticas de acesso e permanência estudantil e expansão do corpo de docentes e de funcionários técnico-administrativos.

Um novo encontro deverá ser realizado no segundo semestre de 2011 para avaliar as ações realizadas até então e discutir propostas de continuidade, incluindo ações em conjunto com as entidades dos funcionários técnico-administrativos e dos estudantes.

Em abril será realizada uma reunião preparatória para este evento. Também neste mês, dias 15 e 16, acontecerá o 41º Encontro da Regional Nordeste III, a ser sediado pela ADUFS, na cidade de Feira de Santana. A programação será divulgada nos próximos dias pelo Sindicato Nacional.

Com informações do ANDES-SN