Professores e alunos manifestam

As atividades realizadas na última quarta-feira, dia 13, Dia de Mobilização Conjunta, ganharam apoio da população das cidades onde a UESB está localizada, que compreenderam a importância da universidade pública e da educação enquanto agentes transformadores da sociedade.  A mobilização foi marcada com panfletagem, palavras de ordem e explanações.

Em Jequié a atividade aconteceu no turno matutino com uma passeata que saiu da UESB até a praça Rui Barbosa, e contou com uma participação expressiva de estudantes e professores tendo chamado a atenção da comunidade acerca dos problemas vivenciados pela universidade.

Já no turno vespertino, as ações foram realizadas em Vitória da Conquista e Itapetinga. Na primeira, a passeata saiu da Praça Guadalajara (Praça da Escola Normal) em direção à Praça 09 de novembro, percorrendo umas das principais avenidas da cidade e passando pelo terminal de ônibus Lauro de Freitas. Ao longo do percurso, enquanto distribuíam a Nota Pública, professores e estudantes ganhavam o apoio da comunidade.

Na concentração final, o microfone foi franqueado para que membros do comando e a população em geral fizessem explanações demonstrando a insatisfação com a política educacional do governo Wagner. Na oportunidade, denunciaram que o decreto é fruto da crise do capital, e depois do afrouxamento do Governo Lula para salvar os banqueiros e o grande empresariado, agora a classe trabalhadora e o funcionalismo público pagam pela conta.

O Comando de Greve de Itapetinga se concentrou na Alameda Rui Barbosa, centro da cidade, para distribuir à população a Nota Pública, apresentando os motivos da deflagração da greve da categoria docente.  A intervenção também parou o trânsito com apoio dos agentes locais para que o material pudesse ser entregue aos motoristas que ali circulavam.