Manutenção da Greve é aprovada pelos professores da UESC

Apesar da forma truculenta que o Governo Wagner lançou para pressionar o movimento paredista a finalizar a greve, os professores não abaixaram a cabeça e decidiram, com 124 votos favoráveis, 27 contrários e 2 abstenções, pela continuidade da greve por tempo indeterminado. A votação aconteceu na assembleia desta quarta-feira (04/05), onde os docentes mostraram-se bastante indignados com a ação do governo em cortar seus salários e ainda ressaltaram o desrespeito com a categoria por não pagar nem os 10 dias trabalhados, já que a greve se iniciou no dia 08 de abril: “Nós estamos sendo atacados e desrespeitados pelo governo por defender uma universidade pública e de qualidade”, desabafou o professor Edelson Reis.

Durante as falas, muitos professores fizeram uma leitura histórica e constataram que nunca um artifício desses foi utilizado para impedir uma luta legítima da classe trabalhadora. Foi lembrado também que muitas conquistas da categoria foram obtidas através de muita luta, reforçando a idéia de persistir na busca das melhorias desejadas.  Além disso, foi levantada a necessidade de retomar as negociações com o governo quanto a revogação do decreto 12.583 e da Portaria 001, bem como a retirada da cláusula da “mordaça”, a qual foi reescrita pelo governo e novamente rejeitada pelos professores: “O governo acha que somos analfabetos funcionais, essa cláusula troca seis por meia dúzia”, ressaltou o professor Adão Ornellas.

Foi apontada pela base ainda, a necessidade de fortalecer o movimento com uma maior participação dos professores e divulgação das atividades. Visando atender essa proposta foram aprovadas algumas ações como a realização de aulas na praça, audiência pública na câmara de vereadores, outro Ato público em Salvador na próxima segunda-feira (09).

Encaminhamentos aprovados:

- Encaminhar ao Ministério Público uma cobrança para a realização das reuniões da CONSAD (Conselho de Administração);

- Exigir a presença de um representante do Ministério Público na próxima mesa de negociação com o governo;

- Participação ampliada dos professores na PPA (Plano Plurianual), dia 07/05, para batalhar pela valorização do ensino superior;

- Ampliação do Comando de Greve;

- Convocação de uma assembleia específica para a modificação do regimento da ADUSC;

- Encaminhar uma Moção de Apoio a greve dos profissionais da saúde da Bahia.

Fonte: ADUSC