ADUFS: Assembleia mantém greve a aprova mobilizações

 

Em assembleia hoje (12), com 174 assinaturas, os professores da Uefs mantiveram a greve sem nenhum questionamento a respeito da sua continuidade. Quanto a reunião da próxima segunda (16/05) com o governo, decidiram, com um voto contra e cinco abstenções, manter a proposta pela retirada da cláusula do acordo salarial que congela os salários por quatro anos. A compreensão foi de que, na prática, o governo não apresentou uma nova proposta, mas apenas reescreveu a cláusula (aqui). A assembleia avaliou que a nova redação não mudou o caráter impeditivo da cláusula e a rejeitou, mantendo a exigência pela retirada de todo seu conteúdo.

O calendário de mobilizações tem início na segunda (16), quando realizarão uma concentração durante a reunião de negociação convocada pelo governo na Secretaria de Educação, às 14 h. A Adufs disponibilizará transporte saindo do módulo IV, às 10h. Na quarta (18), está prevista uma participação na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, às 9 horas, e depois sairão em caminhada pelo centro da cidade de Feira de Santana, com faixas, cartazes e carro de som. Na quinta (19), será realizada uma “quinta encontros” especial da greve, com um almoço às 12 h, e música ao vivo, ao lado da Adufs. Já na sexta (20/05), os professores farão um grande Ato Público, com a participação das quatro ADs, em frente ao shopping Iguatemi, às 15h. O transporte sairá da Adufs às 12h.

Para o coordenador da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Gean Santana, as negociações só foram retomadas devido à força que o movimento grevista adquiriu e, por isso, é fundamental a participação dos professores nas mobilizações. “O governo tinha declarado que não negociaria com a categoria em greve, no entanto, marcou reuniões. Queremos assinar o acordo, mas sem restrições. A greve foi a nossa última ferramenta para resolver os problemas, pois passamos mais de um ano negociando com o governo”, afirma.

Fonte: Ascom ADUFS