Docentes das universidades estaduais e municipais promovem Dia Nacional de Luta

No próximo dia 15/6, os docentes das universidades estaduais e municipais promovem, de forma unificada, um Dia Nacional de Luta em defesa da universidade pública. A deliberação foi tomada durante o VII Encontro Nacional do Setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior do ANDES-SN, realizado de 13 a 15/5, em Salvador (BA), com a participação de representantes de 25 Seções Sindicais.

A abertura do evento, na tarde de sexta-feira, contou com a apresentação dos Poetas da Praça e reuniu representantes de diversos movimentos sociais. À noite, a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa Pinto, o professor da Adunioeste, Antônio Bosi, e o professor da Adusb, Cristiano Ferraz, discutiram as condições de trabalho docente nas instituições estaduais e municipais.

Na sequência, para falar sobre autonomia, financiamento e gestão, participaram o 1º vice-presidente do ANDES-SN, Luiz Henrique Schuch, o reitor da UFG, Nelson Cardoso Amaral, e o presidente da ADUSP, Otaviano Helene. No sábado, os docentes discutiram os pontos de pauta em grupos de trabalho e, no domingo, realizaram as plenárias.

Encaminhamentos

Como encaminhamentos, a categoria aprovou a construção de data base unificada e de piso salarial unificado da carreira docente, definindo parâmetros para sua viabilização. Também deliberaram estudar metodologia e referencial para desenvolver uma campanha salarial unificada no setor.

A plenária aprovou também estimular a construção de fóruns estaduais e municipais entre as seções sindicais do ANDES-SN, com participação de entidades estudantis e outras categorias;

O setor reafirmou a deliberação congressual do ANDES-SN de atuar na construção da carreira única  e de incorporar das gratificações ao salário base. Também apostou na luta pela manutenção dos direitos da categoria e pela dedicação exclusiva como regime preferencial de trabalho.

Greves em curso

Os docentes presentes no encontro aprovaram também dar total visibilidade às duas greves em cursos, das universidades estaduais da Bahia e do Piauí, denunciando as razões que levaram os profissionais dessas instituições a suspenderem as aulas.

Também aprovaram moções que serão encaminhadas ao governador da Bahia, Jacques Vagner, e do Piauí, Wilson Martins, reforçando a reivindicações dos grevistas.

Fonte: ANDES-SN