Professores e estudantes protestam contra o descaso com a educação

 

Professores das universidades estaduais protestaram nesta sexta-feira, 20, na região do Iguatemi e avenida Tancredo Neves contra o descaso com a educação pública superior na Bahia. A manifestação contou com a presença de docentes e alunos, que reivindicam a retirada de uma cláusula do acordo salarial 2010, que congela os salários por quatro anos; além da revogação do Decreto 12.583/11, que contingencia verbas no serviço público.

De acordo com Jucélio Dantas, Coordenador da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana, o bloqueio parcial de vias como as avenidas ACM, em frente ao Iguatemi, e a Tancredo Neves, nas imediações da sede de A TARDE, foi um modo de chamar a atenção da imprensa e do governo para os problemas enfrentados pelos professores e estudantes. Outros atos semelhantes devem acontecer na próxima semana.

Estudantes - A greve também foi adotada por estudantes da Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e da Uesc (Universidade Estadual de Santa Cruz) que participaram do protesto juntamente com professores e alunos das demais universidades estaduais. Mesmo as que não estão em greve, mantem-se mobilizadas.

De acordo com Ygor Schimidel, aluno da Uesc, os colegas da Uesc e Uesb que também estão em greve vão realizar uma semana de mobilização nas universidades estaduais, onde serão discutidos os projetos de reestruturação e melhorias nas unidades educacionais.

Fonte: A Tarde On-line