Professores e estudantes da Uesb realizaram concentração pública

 

A Comissão de Mobilização do movimento grevista de Uesb (professores e estudantes) realizou uma concentração pública durante toda a tarde de hoje (19) na Praça 9 de Novembro, no centro de Vitória da Conquista.A intenção é mobilizar todos que repudiam a precariedade das condições de trabalho e de estudo que acontecem em toda a Bahia. Para o professor de economia, Gildásio Santana, o governo tem mostrado uma falta de compromisso com o ensino superior da Bahia. “Infelizmente nós começamos a campanha em 2009 e eles apresentaram uma cláusula no acordo no último momento e ainda colocou um decreto que dificulta a normalidade funcional da Universidade”, explica o professor.

O presidente da Adusb, Alexandre Galvão, aproveitou a oportunidade para comentar sobre a decisão do Tribunal de Justiça que, por meio de uma liminar, determinou que o governo pague os salários que foram cortados por conta da greve nas Universidades estaduais. “Essa determinação da justiça demonstra que o corte de salários feito pelo governo foi uma ilegalidade, foi um ato arbitrário e uma forma repressiva de tentar acabar com a greve dos docentes”, protesta Alexandre.

Outra reclamação do presidente da Adusb é em relação à uma entrevista do Secretário de Educação.  ”A categoria está indignada. Ele faltou com a verdade quando afirmou que o salário dos professores da Universidade Federal são inferiores aos das Universidades Estaduais. A verdade é que o nosso salário é o segundo pior do nordeste”, explica.

Além das denúncias, houve apresentação musical, panfletagem e uma pequena feira de livros.

Glauber Leal, estudante de História, acredita que agora o movimento estudantil está sendo muito mais autônomo em relação a greve agora do que em 2007. “A própria greve teve como impulso a mobilização que os estudantes  fizeram, bloqueando a passagem na frente da Uesb e também deflagraram a greve em assembléia geral que reuniu quase 300 estudantes. O movimento estudantil está amadurecendo”, afirma Glauber.

Fonte: Site Vitória da Conquista - Por Arthur Garcia