Boletim Especial da Greve - Edição 14

 

Movimento radicaliza e ocupa AL-BA

Com colchonetes, faixas e bandeiras cerca de 400 pessoas, entre professores, estudantes e funcionários das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) participaram de um Ato Público na manhã desta terça, 31, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) seguida da ocupação da galeria dos ex-presidentes. Os professores pretendem ficar instalados ao menos 48h nas acomodações da Casa Legislativa com o objetivo de alertar a população para a situação precária das universidades baianas e pressionar o governo a reabrir as negociações trancadas desde a última reunião ocorrida no dia 27 de maio, quando os governistas informaram que não havia mais o que apresentar para a categoria docente.

ADUSB pede a prisão de Secretário e Reitor

A ADUSB-SSind entrou com uma nova ação no Tribunal de Justiça na tarde desta terça, 31 de maio, pedindo a prisão do Secretário de Administração (SAEB), Manuel Vitório e o Reitor da UESB, Paulo Roberto Pinto dos Santos.

A iniciativa é uma resposta à desobediência do governo e da reitoria à decisão da desembargadora Drª. Deise Lago Ribeiro, que na última semana (quinta, 25), concedeu liminar favorável à ADUSB-SSind para que os salários cortados desde o dia 28 de abril fossem pagos. No entanto, o prazo estabelecido pela justiça não foi cumprido até a meia-noite da última sexta, 27.

Diante do descumprimento da ordem judicial, a ADUSB-SSind também pede uma multa diária de R$100 mil (Cem mil reais) e o sequestro no valor de R$ 4 milhões do orçamento do Estado a fim de garantir o pagamento do salário dos professores.

Manobra: Governo tenta deslegitimar greve na UNEB

A imprensa baiana veiculou nesta terça, 31, a decisão, proferida pelo juiz Mário Soares Caymme Gome, na qual considera ilegal a greve na UNEB. No entanto, ao contrário do que se afirmou, o magistrado solicitou no prazo de 48h a documentação que comprove a notificação efetuada pela ADUNEB informando ao governo e a Reitoria da Instituição sobre a deflagração da greve. Em seu despacho, em que defere o pedido de tutela inibitoria do governo, ele diz que não tem informações sobre o aviso de greve e não descarta uma decisão contrária a partir da mudança fática no quadro com a apresentação da documentação.

Concentração Pública nesta quinta no Terminal da Lauro de Freitas

Os professores e os estudantes da UESB, em greve há quase dois meses, e os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, que também entraram em greve, farão um concentração pública no Terminal de Ônibus da Avenida Lauro de Freitas, às 14h desta quinta, 02 de junho.  O objetivo é manter a denuncia do processo de sucateamento da educação pública promovido pelos governos estadual e municipal. Os grevistas pretendem esclarecer à população os motivos do movimento e conclamar a todos a ingressarem nessa luta em defesa de melhores condições de trabalho e de estudo. Participe!