Uneb decide nesta quinta-feira se retorna às aulas

Em assembleia marcada para a manhã desta quinta-feira, 16, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vão decidir se encerram a greve iniciada no dia 26 de abril. Se votarem pelo fim da paralisação, os docentes devem voltar às salas de aula na próxima segunda.

É o que afirma o diretor da Aduneb (associação dos docentes da Uneb), Jean Afonso Rêgo. “O calendárioainda será discutido, mas já existe esta previsão sobre a data do retorno das aulas, caso a greve termine”, disse.

Nas Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs) e Santa Cruz (Uesc) já está definido: as aulas serão retomadas no dia 20, já que os professores resolveram encerrar a greve após cerca de dois meses parados. O movimento tomou a decisão depois da assinatura de um acordo com o governo do Estado nesta quarta, na Secretaria de Educação (SEC).

O novo calendário acadêmico das instituições ainda será definido pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), que se reunirá no dia 21. O pró-reitor da Uefs, Rubens Pereira, no entanto, adiantou que os vestibulares não serão afetados. O próximo ocorre de 10 a 12 de julho. Já os candidatos aprovados no processo seletivo da Uesc com entrada no 2º semestre, deverão ter novas datas para  a matrícula. Antes da greve, a entrega de documentos estava agendada para o período de 13 a 15 de junho.

O acordo foi assinado também pelos representantes da Estadual do Sudoeste (Uesb), mas os docentes continuam parados. Eles terão uma reunião com a reitoria amanhã para discutir pautas internas. Porém, por meio de nota, a universidade informou que o vestibular não sofrerá alterações, sendo mantido para os dias 3, 4 e 5 de julho.

Em todas as instituições, a possibilidade de cancelamento do semestre está praticamente descartada, segundo Gean Santana, presidente do Fórum das Associações de Docentes das Estaduais. "Já passamos por greves mais longas que esta e isso não aconteceu", afirmou.

Fonte: A Tarde Online