Fórum das ADs manifesta no 02 de julho

No dia 2 de julho de 1823, os baianos expulsaram definitivamente as tropas portuguesas do território brasileiro. Desde então, neste dia, o povo sai às ruas para comemorar com um cortejo na capital baiana, saindo do Largo da Lapinha até a Praça da Sé. O objetivo da participação é resgatar a luta do povo baiano e levantar bandeiras importantes para a sociedade.

Mais uma vez, os professores, estudantes e técnicos das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) vão participar do cortejo levantando a bandeira da educação pública, gratuita e de qualidade e pela autonomia universitária. A concentração acontecerá às 08 h, no Largo da Lapinha, próximo ao posto de gasolina.

Há 14 anos, o Movimento Docente luta contra a Lei 7.176/97 que interfere na autonomia das UEBA. O Governador Jaques Wagner, antes da sua posse, havia se comprometido a revogá-la, no entanto, até agora não o fez.  Pelo contrário, aprofundou a ingerência sobre as universidades e até mesmo sobre direitos garantidos pelo Estatuto do Magistério Superior.

De acordo com o coordenador do Fórum das ADs, Gean Santana a manifestação da comunidade acadêmica também pretende alertar a população para o autoritarismo do governo Wagner e os problemas referentes à falta de verbas nas UEBA. “Vamos mais uma vez cobrar do governo o respeito à autonomia das universidades e melhores condições de trabalho”, ressalta.

Fonte: Ascom Fórum das ADs