Plenária aprova intensificação da luta em defesa do registro sindical

O registro sindical do ANDES-SN e as ações de mobilização na luta foram temas centrais na pauta de discussão da plenária que teve que debateu o plano geral de luta do Sindicato Nacional.

Os delegados presentes deliberaram por estruturar uma agenda de ações, com atividades de mobilização locais, com a realização de manifestações e audiências públicas. O 56º Conad decidiu autorizar a Diretoria Nacional a convocar o 4º Congresso Extraordinário, caso as ameaças ao Registro Sindical do ANDES-SN tornem-se mais agudas.

 

CSP-Conlutas

A plenária deliberou também pela expansão e consolidação do CSP-Conlutas e pela atuação mais forte do Sindicato Nacional e das Seções Sindicais, que devem estimular a participação de seus filiados nas coordenações e secretarias executivas estaduais e regionais da central sindical popular.

 

Ifet

Ainda durante a plenária sobre o plano geral de lutas foi discutido a problemática acerca da filiação dos professores dos Institutos Federais de Ensino Tecnológico (Ifet). Para a plenária, a sobreposição de base tem gerado conflito com Sindicato Nacional dos Servidores em Educação Básica e Profissional (Sinasefe).

Por isso, o 56º Conad deliberou por manter contato sistemático e regular com o Sinasefe, para dirimir dúvidas e estabelecer base definidoras das relações entre a entidade e o ANDES-SN, buscando um acompanhamento conjunto do processo.

Os delegados se mostraram favoráveis a filiação dos professores dos Ifet ao ANDES-SN e deliberaram pela realização, até outubro deste ano, de um seminário com o tema “Sindicalização nos Institutos Federais”.

 

Fonte: Andes-SN