56° Conad indica construção de greve nas Ifes

Renata Maffezoli

A plenária do 56º Conad, que discutiu o Plano de Lutas dos Setores, aprovou sobre a pauta específica do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), mobilizar a base indicando “para a categoria a necessidade da construção da greve”. Segundo a deliberação da plenária, as seções sindicais devem promover assembléias preferencialmente até o dia 5 de agosto, antecedendo a próxima reunião do setor, para imprimir dinâmica mais intensa em torno da proposta definida pelo 56º Conad.

Foi deliberado ainda um calendário de mobilizações para fortalecer e unificar a categoria, além de intensificar a pressão sobre o governo. Entre as atividades, a paralisação geral dos docentes unificados no ANDES-SN, via as seções sindicais, para o dia 24 de agosto, com mobilizações locais.

Confira o calendário:

1 a 15/08 – Rodada de assembleias gerais, com recomendação para priorizar a realização de assembleias gerais até 5/8;

6 e 7 – Reunião do Setor das Ifes;

15 a 30/08 – indicativo de período de atos nos estados e ato em Brasília com amplos setores sociais e sindicais – espaço de unidade e ação;

23 e 24/08 – indicativo de paralisação dos docentes das Ifes para exigir negociações efetivas e atendimento da pauta de reivindicações.

Seminários

Esta mesma plenária aprovou ainda, após amplo debate, a realização de um seminário com o tema “Em defesa da autonomia universitária: Colégios de Aplicação (CAp), formação docente e educação pública de qualidade”, com indicativo de data para os dias 21 e 22 de agosto. Tanto local quanto a confirmação da data do evento serão validados no próximo encontro do setor das Ifes, no sentido de compatibilizar coma agenda de mobilização do Sindicato Nacional.Os delegados do 56º Conad deliberaram ainda que as seções sindicais encaminhem ao ANDES-SN, até o início de setembro, os dados sobre os CAp, solicitados pelo Sindicato Nacional via questionário.

Além do seminário para aprofundar a discussão acerca dos CAp, foi aprovado também a realização e planilha de despesas do 2º Encontro Nacional das Instituições Estaduais/Municipais de Ensino Superior, no Rio de Janeiro, em outubro deste ano.

 

Fonte: ANDES-SN