Professores da UERN rejeitam proposta do governo e mantém greve

Em assembléia realizada nesta quinta-feira (4/8), os professores da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) rejeitaram por unanimidade a proposta do governo do estado e deliberaram pela manutenção da greve, que completou 65 dias.

A última rodada de negociações entre a Associação dos Docentes da UERN - Seção Sindical do ANDES-SN (Aduern) e a administração estadual foi realizada na sexta-feira (29/7). A Aduern cedeu pela terceira vez e apresentou uma proposta de reajuste salarial de 23,98% escalonado entre os meses de outubro e dezembro de 2011. Sugeriu ainda, que o retroativo de abril a setembro poderia ser pago em 2012, em programação que seria definida entre as partes.

Na reunião, a administração se limitou a repetir o discurso de que não há como pagar nada neste ano. No entanto, irá estudar o impacto financeiro de conceder somente 3% ainda em 2011. Nesta quarta-feira (3/8), o governo se apresentou a proposta de reajuste de 3%, que foi rejeitada pelos professores.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, a resposta demonstra o desinteresse do Governo em acabar com o impasse existente e mais uma vez fere a dignidade dos professores da UERN.

“O clima é de revolta, tendo em vista que todas as demais categorias de servidores públicos obtiveram conquistas salariais este ano. Estão tratando os professores e técnico-administrativos da UERN como servidores de segunda classe. Vamos mostrar nossa força e defender os nossos mais legítimos direitos”, afirma o presidente.

Com informações da Aduern - Seção Sindical