Sindicato debate carreira, salário e previdência

A Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm) realiza na próxima sexta, 19 de agosto e no sábado, 20, um seminário intitulado “Carreira docente, reajuste salarial e previdência”. O evento será aberto na sexta, à noite, pelo professor Claudio Tonegutti, coordenador do Grupo de Trabalho de Política Educacional (GTPE) do ANDES-SN, que também é 2º vice-presidente da Regional Sul do Sindicato Nacional. Tonegutti, que falará sobre “Carreira docente e reajuste salarial”, substituirá a presidente do ANDES-SN, professora Marina Barbosa Pinto.

Marina teve que cancelar sua agenda em Santa Maria devido ao quadro conjuntural. Na sexta, 19, estará preparando a reunião do setor das federais do ANDES-SN, que ocorre no sábado, 20, em Brasília, e na qual a pauta de deflagração de greve possivelmente esteja colocada.  Na mesa de debate de sexta também estará participando o professor Carlos Pires (UFSM), 2º vice-presidente da Regional RS do ANDES-SN e integrante do Grupo de Trabalho de Carreira do Sindicato Nacional. O seminário promovido pela Sedufsm faz parte do calendário de mobilização da categoria.

O evento prossegue no sábado, com a abordagem do tema “Previdência complementar”, às 9h, no auditório da Sedufsm. O palestrante será o economista Rodrigo Ávila, que atua no movimento “Auditoria Cidadã da dívida”, surgida a partir do plebiscito da dívida externa, no ano 2000, e que reivindica uma auditoria na dívida do país, cuja determinação seria constitucional. Participa também desta mesa o advogado Heverton Padilha, da assessoria jurídica do sindicato docente.

O seminário tem o apoio da secretaria regional RS do ANDES-SN e é aberto a professores de outras seções sindicais de universidades gaúchas. Membros da Adufpel (Pelotas) e da Aprofurg (Rio Grande) já confirmaram presença.

Fonte: Sedufsm - Seção Sindical