ANDES-SN e governo dão início às discussões para reestruturação da carreira

O ANDES-SN se reúne nesta quarta-feira (14) com representantes do Ministério do Planejamento (MP), da Educação (MEC) e outras entidades, para começar os trabalhos acerca da reestruturação da carreira docente, apontando a perspectiva de unificação das carreiras e cargos dos professores federais.

A formação do grupo de trabalho foi determinada durante as negociações em torno da pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato Nacional ao MP e está prevista no acordo emergencial assinado pela entidade com o governo.

Nesta reunião, deverá ser traçado um calendário de encontros para determinar a metodologia e o ritmo dos trabalhos, que devem ser finalizados até 31 de março do próximo ano.

Ebtt
Nesta reunião, ficou pautado também o debate a respeito da progressão dos docentes da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Ebtt). No último encontro, o secretário de Recursos Humanos do MP, Duvanier Paiva, pressionado pelos dirigentes sindicais, se comprometeu em solicitar que a publicação do decreto (referente à carreira do Ebtt) fosse adiada, para que as entidades pudessem analisar o texto e exprimir opinião sobre o mesmo.

Mobilização
O Sindicato Nacional vem solicitando que a categoria se mantenha mobilizada como forma de pressionar o governo e garantir que reformulação da carreira seja implementada de acordo com o projeto defendido pelo movimento docente e referendado no último congresso do ANDES-SN. Seções sindicais de vários estados realizarão, nesta quarta-feira, um dia de mobilização, com paralisação das atividades docentes.

Fonte: Andes-SN