Boletim Eletrônico - Informadusb - 17 de setembro de 2011

Fórum das 12 avalia ameaça do PL da Autonomia


Diante da iniciativa do governo em apresentar, até meados de outubro, o Projeto de Lei sobre a autonomia financeira e administrativa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), o Fórum das 12 (professores, estudantes e funcionários) se reuniu nesta quinta, 15, para avaliar a ameaça que a proposta representa. Na semana anterior, o Fórum das ADs sinalizou que o PL é numa forma de contingenciamento do orçamento e requer imediata mobilização de todos os segmentos da comunidade acadêmica.



FGTS: Ação de cobrança


A Adusb-SSind, por meio de sua assessoria jurídica, identificou que é possível realizar uma ação de cobrança de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os professores que começaram a trabalhar na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) antes do ano de 1988.
Antes disso, promoverá três encontros com a categoria com o intuito de prestar explicações. O primeiro encontro será na terça, 20, no campus de Jequié. Na quarta, 21, será a vez dos professores de Vitória da Conquista. Finalmente na quinta, 22, acontecerá o último encontro no campus de Itapetinga. Todas as reuniões estão agendadas no horário das 16h, na sala do sindicato.

42° Encontro da RN III debateu sindicalismo


Professores do ensino superior dos estados de Alagoas, Bahia e Sergipe participaram do 42° Encontro da Regional Nordeste III, que aconteceu nos dias 09 e 10 deste mês, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).


 


Campanha “10% do PIB para Educação Pública, Já!” lança abaixo-assinado online

As entidades que encabeçam a campanha pela aplicação imediata de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública lançaram uma petição online. O objetivo do abaixo-assinado é envolver a sociedade civil e conseguir ampla adesão ao movimento.



ANDES-SN e Andifes se reúnem para traçar agenda de debates

Com o objetivo de estabelecer uma agenda de reuniões para discutir temas de interesse dos docentes, os diretores do ANDES-SN se reuniram nesta quarta-feira (14) com o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Luiz Martins, também reitor da Universidade Federal de Ouro Preto.


ANDES-SN e governo dão início às discussões para reestruturação da carreira


O ANDES-SN se reúne nesta quarta-feira (14) com representantes do Ministério do Planejamento (MP), da Educação (MEC) e outras entidades, para começar os trabalhos acerca da reestruturação da carreira docente, apontando a perspectiva de unificação das carreiras e cargos dos professores federais.



Fique por dentro do Movimento Docente Nacional acessando o Informandes Online 192.