Jaques Wagner, o exterminador do futuro: Novo ataque às Universidades Estaduais da Bahia

Nós, baianos, esperávamos que a eleição de Jaques Wagner melhoraria a Educação, possibilitando um futuro melhor para as novas gerações. No entanto, infelizmente, as ações do governo ameaçam o futuro da Educação Superior Baiana e, portanto, de toda a população que precisa da Universidade Pública de Qualidade.

O governo Wagner tentou, já no seu primeiro mandato estrangular as universidades estaduais com decretos e portarias que praticamente impediam-nas de funcionar, mas foi barrado pelo movimento das categorias que resultou na greve de docentes,  mobilizações dos servidores técnico-administrativos e estudantes que perduraram por  mais de dois meses.

Agora, este mesmo governo intensifica seus ataques impedindo que as universidades estaduais cresçam, por meio da proposta de redução do orçamento de manutenção e investimentos, e limitação das despesas de pessoal a um montante inferior à demanda de docentes e servidores, promoção na carreira e qualificação profissional.

Embora o governo afirme, em suas propagandas, que aumentou o orçamento das Universidades Estaduais da Bahia – UEBA –, a verba se mostrou muito aquém das reais demandas.  Os salários dos professores são o 2º pior salário do nordeste.  O plano de carreira dos técnicos administrativos não foi regulamentado. Os estudantes continuam sem financiamento específico para assistência nas universidades.

Mais uma contradição que a propaganda oficial não revela é o anúncio feito pelo governo às reitorias das UEBA sobre um projeto de lei que propõe um orçamento insuficiente para atender a sustentabilidade das universidades. Isto comprometerá o funcionamento e manutenção das Universidades Estaduais Baianas, portanto a sobrevivência das mesmas, atingindo assim toda a sociedade baiana.

O povo baiano não pode aceitar mais este ataque às universidades estaduais, que durante muito tempo foram a principal forma de acesso ao ensino superior público no estado, principalmente das cidades do interior.

Para que as próximas gerações possam ter um futuro digno, é preciso garantir uma educação superior pública, gratuita e de qualidade.

Não aceitamos o desmonte das Universidades Estaduais da Bahia, patrimônio do povo baiano!

 

ADUFS, ADUNEB, ADUSB, ADUSC, SINTEST/BA UNEB/ UEFS, AFUS, AFUSC, DCE’s UESB, ANEL, Coletivo Mobiliza, Grupo Ousar, Coletivo Ousar Ser Diferente, Coletivo 13 de Maio.