Assembleia aprova paralisação dia 25

Frente ao prenúncio de um novo Projeto de Lei do governo Wagner com o objetivo de congelar o escasso orçamento das Universidades Estaduais da Bahia (UEBA), a categoria docente, reunida em Assembleia Geral na tarde desta terça, 18, no campus de Jequié deliberou por encampar a mobilização a partir de uma paralisação no próximo dia 25.

Neste dia, em conjunto com os demais segmentos universitários, os professores das quatro UEBA farão um Ato Público pela manhã na região do Iguatemi, em Salvador, e à tarde farão uma concentração em frente à Secretária de educação (SEC) com o objetivo de agendar uma audiência com o Secretario de Educação, Oswaldo Barreto. O governo já afirmou que só recebe o Movimento Docente após a apresentação do PL.

Especula-se que proposta do PL prevê o financiamento das Ueba a partir da subvinculação da Receita Liquida de Impostos (RLI) com indicações de que o percentual fique em torno de 4,87%. Apesar de ser uma reivindicação histórica, o Movimento Docente já acenou por um percentual maior, visto que o percentual de 5% está defasado e, na prática, o “PL da Autonomia” estrangulará ainda mais o orçamento das universidades, além de não contemplar as necessidades da expansão das Universidades.

A categoria entendeu que a discussão do orçamento das Ueba, no caso da Uesb, perpassa pela retomada de uma nova ofensiva contra a reitoria da Universidade, já que até o momento os pontos da Pauta Interna não foram completamente respondidos. Desta forma, foi deliberado o agendamento de uma audiência com a reitoria.

CSP-Conlutas

Com a transformação da Central Sindical Conlutas em Central Sindical e Popular – Conlutas, em junho de 2010, dois meses após a entrada da Adusb-SSind na Conlutas-Bahia, a discussão sobre a filiação a esta nova entidade fez-se necessária. No entanto, diante da discussão pautada para o próximo congresso do Andes-SN, em janeiro de 2012, quando o Sindicato Nacional votará a sua filiação ou não à CSP-Conlutas, a categoria decidiu postergar a decisão para fevereiro quando se terá uma definição.

A categoria frisou, contudo, que a Adusb-SSind continue a participar dos atos promovidos pela CSP-Conlutas e apoiar as atividades da central como forma de fortalecer a entidade na perspectiva de organizar a classe trabalhadora para a transformação da sociedade, uma vez que parte do sindicalismo brasileiro optou pelo governismo.

A possibilidade da realização de um Encontro Estadual das Categorias, ainda este ano, foi adiada visto que na última reunião do Fórum das 12 (13/10) as lideranças perceberam a dificuldade de realizar um encontro desta natureza.

A categoria aprovou ainda a adaptação do plano de saúde Unimed-Sudoeste. Leia a matéria completa aqui