Modelo de ensino cubano permite o desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão

Foto:Apufpr

No dia 18 de outubro, a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr) - Seção Sindical do ANDES-SN) promoveu um debate sobre Universidade e Trabalho Docente em Cuba. O docente da Universidad Central Martha Abreu de las Villas, em Cuba, Jaime Ruiz, foi um dos debatedores e explicou como funciona o ensino superior cubano e como se desenvolve a atividade docente no país.

Ruiz explica que o ensino em Cuba é regido pelo princípio do pensador e político cubano, José Martí, que afirma que toda a pessoa que nasce tem o direito de ser educado. A partir disso, o professor conta que há cerca de 17 centros de ensino superior - as Universidades centrais - um em cada província do país. Além disso, também há sedes de universidades que estão ligadas a esses centros, mas que se localizam em municípios mais afastados.

Em Cuba, o ensino superior é público, gratuito e socialmente referenciado. Também é baseado em ensino, pesquisa, extensão e prática do trabalho. Segundo Ruiz, todos os estudantes que desejam fazer cursos de graduação têm acesso a atividade. "O acesso é livre, as vagas existem de acordo com a necessidade do nosso território. E há a garantia de emprego para cada estudante ao final do curso e, além disso, há a possibilidade de se dedicar à pesquisa, que é fortemente presente desde o início dos cursos", explica.

Estrutura

Todo o material necessário para o desenvolvimento da atividade é fornecido pelas universidades, desde laboratórios, como de química, física e informática, até os textos e livros das ementas das disciplinas e materiais básicos, como cadernos e canetas. Ruiz conta que as necessidades dos membros da comunidade universitária são atendidas dentro da própria instituição. "Em uma das sedes nós temos cerca de cinco mil alunos e quatro mil vivem em moradias estudantis", exemplifica.

De acordo com Ruiz, a formação universitária não é apenas acadêmica. Ela é integrada e todos os membros da comunidade universitária têm possibilidade de se envolver em pesquisas científicas, projetos de extensão, atividades nas comunidades, eventos culturais e a sala de aula.

Algumas disciplinas, como economia política, história, filosofia e ciência política são ministradas de maneira coletiva e recebem matrículas de estudantes de todos os cursos, pois são consideradas disciplinas básicas. Para Ruiz, a universidade cubana ensina, além de conteúdo, valores do projeto da sociedade socialista.

"Todas as produções, pesquisas e publicações se voltam para a sociedade. Essa é a grande diferença entre os modelos de ensino cubano e brasileiro. No Brasil se atende as demandas do mercado e em Cuba se atende as necessidades dos cubanos", observa o docente.

Plano de Trabalho Docente

A Universidad Central Martha Abreu de las Villas possui cerca de 15 mil estudantes, divididos em 33 cursos e 13 faculdades, e mais de mil professores. A universidade é organizada em departamentos e cada departamento ministra um curso. O plano de trabalho docente é baseado nessa estrutura e envolve o ensino, projetos de pesquisa, onde todos os professores podem desenvolver atividades, participação em eventos científicos, formação do docente, orientação de trabalhos e pós-graduação.

Jaime Ruiz explica que mesmo tendo professores que passam mais tempo em sala de aula, a jornada de trabalho não é excessiva, já que as atividades são equilibradas. "A construção do plano de trabalho do professor não permite que exista sobrecarga da atividade docente", coloca.

De acordo com o docente, os casos de adoecimento dentro das universidades cubanas são poucos e quase não há afastamentos. "O estresse existe, mas porque grandes debates e aulas geram estresse. Entretanto, nós não adoecemos com o nosso trabalho", afirma Ruiz.

Fonte: Apufpr - Seção Sindical