Adusb volta a se reunir com a Reitoria

Após quatro meses, Reitoria voltou a receber diretores da Adusb.

Após inúmeras tentativas, e, passados quatro meses do último encontro (leia aqui), finalmente a administração da Universidade voltou a receber a direção da Adusb-SSind nesta terça, 20, para dar encaminhamentos aos pontos da Pauta Interna e ao termo entregue ao final da greve. A Reitoria, porém, desprezando a capacidade de luta da categoria docente, novamente não apresentou respostas concretas para os questionamentos, desprezando mais uma vez a inquietação da categoria ao longo deste ano. 

Neste período a Adusb-SSind enviou vários ofícios solicitando o agendamento da audiência, realizou assembleias gerais, promoveu mobilizações com atos públicos, todas renegadas pela administração central. A seguir as respostas do reitor Paulo Roberto para a Centralidade da Luta.

Insalubridade

O reitor informou que enviaria o relatório da perícia técnica para os departamentos ainda esta semana, visto que o engenheiro de Segurança do Trabalho, Raimundo Abílio Loureiro, refez algumas considerações a partir do seu retorno aos campi. No documento, solicitará dos diretores que confirmem se o professor desempenha o trabalho no referido espaço para em seguida, conforme revelou ser o seu desejo, protocolar o parecer ainda este ano na Secretaria de Administração (SAEB).

Estatuinte

A Reitoria acatou a solicitação da Adusb-SSind de incluir mais nove nomes, três por cada categoria, oriundos de cada campus, na comissão proposta pelo Conselho Superior, desde que também sejam incluídos mais três representantes da administração central, totalizando 21 pessoas. Ao se comprometer a pautar o assunto na próxima reunião do Consu, prevista para o início de fevereiro de 2012, o reitor disse ser favorável à adoção dessa metodologia.

Condições de trabalho

Ao explicar a situação da Universidade, Paulo Roberto informou que enviou a proposta de Plano Plurianual (PPA) ao Governo do Estado com projeção orçamentária para 2012 estimada em R$200 milhões. No entanto, segundo o gestor, na proposta retornada pela Secretaria de Educação (SEC), há um déficit de R$40 milhões para o pleno funcionamento da Universidade. Debruçando sobre o ponto disse que o tema está vinculado com a intenção do governo em apresentar aos reitores um Projeto de Lei sobre a autonomia das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e, apesar de ainda não ter informado oficialmente à Adusb-SSind, como fez o reitor da Universidade de Feira de Santana que revelou à Adufs as primeiras informações, Paulo Roberto acabou sendo forçado a admitir o intuito governamental.

Respondendo a outro questionamento, informou que quanto às promoções não há pendências e em relação às progressões o retroativo foi pago, mas ainda publicará a portaria de retificação. Quantos aos processos de pedido de Dedicação Exclusiva (DE), foram enviados 20 solicitações para a CODES/SEC na última semana. O gestor informou que não tem conhecimento do envio dos pedidos para a COPE, mas garantiu que está havendo interferência nas saídas de docentes e servidores para apresentação de trabalhos no exterior quando há ônus para a Universidade.