Campanha “10% PIB para Educação Pública, Já!” faz mobilização em Brasília dia 8

O Comitê Nacional da Campanha pela aplicação imediata de, ao menos, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro na educação pública prepara uma manifestação em Brasília para esta quarta-feira (8), quando está prevista a retomada das atividades no Congresso,incluindo a votação do Plano Nacional de Educação (PNE), após o término do recesso do legislativo.

A previsão é que os parlamentares se reúnam no dia 8 para a retomada dos trabalhos da Comissão Especial do PNE, que analisa o PL 8035/2010, o qual prevê o plano de educação para o Brasil até 2020.  Neste mesmo dia, durante a manifestação, os coordenadores da campanha “10% do PIB para Educação Pública, já!” pretendem entregar ao presidente da comissão e relator do PNE, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), o resultado do plebiscito popular realizado em todo o país e que arrecadou mais de 400 mil votos favoráveis ao aumento do investimento público na educação.“Nosso foco na discussão com o Deputado Vanhoni está na Meta 20, porque o substitutivo apresentado pelo relator prevê ampliação do investimento público em educação para 8% do PIB em oito anos. Além de não restringir o investimento público à educação pública, trabalha com o prazo final da vigência do PNE (2011-2020) para alcançar os 8%, quando sabemos por estudos de diferentes especialistas em financiamento da Educação que 10% é o mínimo para assegurar o Custo Aluno / Qualidade Inicial (Caqi)”, disse Laura Fonseca, 1º vice-presidente da Regional RS do ANDES-SN e membro do comitê nacional da campanha.

Para organizar esta atividade e fazer uma avaliação e traçar perspectivas para a campanha, o comitê nacional se reúne na tarde do dia 7 (terça-feira), na sede do ANDES-SN em Brasília. “Faremos um balanço da Campanha e do Plebiscito, discutiremos perspectivas a partir do que trouxerem as entidades e os movimentos e também prepararemos a nossa intervenção na Comissão de Educação na quarta-feira”, completou Laura.

Fonte: Andes-SN