Fórum das ADs discute demandas em 2012

Em reunião realizada nesta quinta, 08, em Feira de Santana, o Fórum das ADs (Adusc, Adusb, Adufs, Aduneb e Andes-SN) discutiram os eixos de luta para o ano de 2012 especialmente o Projeto de Lei da Autonomia Financeira e Administrativa das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), a conjuntura atual e a defasagem salarial dos professores universitários.

O professor Gean Santana (Adufs) apontou um estudo produzido pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), comprovando que o reajuste salarial de 2011 a 2013 concedido pelo Governo do Estado é insuficiente para tirar os professores do quadro de um dos piores salários da região nordeste. “O estudo do DIEESE indica que a Bahia paga salário de professor auxiliar 40 horas (R$ 2.163,30) menor que o salário base do DIEESE (R$ 2.398,82)”. Para igualar esses salários, seria necessário reajuste salarial de 10,9%. 

O DIEESE também fez uma atualização do comparativo salarial com outras IEES do Nordeste, no qual a Bahia, mesmo com a incorporação das parcelas da CET previstas para 2012, continua com salários que oscilam entre o penúltimo e o último lugar na região.

O fórum propôs um encontro com técnicos da DIEESE no dia 19 próximo para ampliar a discussão sobre as perdas salariais. No mesmo dia, pela manhã, será realizada uma reunião extraordinária do Fórum das ADs. No dia seguinte o Fórum estará presente na audiência pública que debaterá a Autonomia das Universidades Estaduais, no Centro Administrativo da Bahia. À tarde haverá uma reunião com Fórum dos reitores e o Fórum ampliado.

Com informações da Ascom Fórum das ADs