Audiência Pública sobre autonomia é cancelada

Após atender à solicitação do movimento unificado das quatro universidades estaduais, a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alba) cancelou a Audiência Pública que debateria a autonomia universitária. Previsto inicialmente para o dia 20, o encontro pretendia debater a autonomia das Universidades Estaduais da Bahia no mesmo espaço com representações dos docentes, técnicos, estudantes e a presença de membros do governo.

Desde o final da greve do ano passado o governo prenuncia o envio de um Projeto de Lei para Alba pretendendo dar autonomia financeira e administrativa às Ueba, fato que não concretizado até o momento. Apesar de ser uma reivindicação histórica do Movimento Docente baiano, o assunto é visto com desconfiança e tem sido constantemente debatido nas reuniões do Fórum das ADs.  O MD defende a vinculação do percentual de, no mínimo, 7% da Receita Liquida de Impostos (RLI) para investimentos nas Ueba.

A audiência foi cancelada em decorrência da saída do Coordenador de Desenvolvimento do Ensino Superior (Codes), Clovis Caribé, para compor a equipe da secretária de planejamento. A presidente da Comissão de Educação, deputada Kelly Magalhães (PCdoB) garantiu a realização do evento ainda neste mês.