Fórum das ADs aponta pauta para 2012

Em reunião ordinária realizada na manhã do dia19/03 na sede da Aduneb em Salvador, representantes do Movimento Docente – MD da Uesc, Uneb, Uesb e Uefs aprofundaram as discussões relacionadas a orçamento, autonomia universitária e os eixos futuros de luta da categoria.

Durante as discussões, o professor Gean Santana (Uefs) relembrou o estudo realizado pelo DIEESE que comprova a classificação do pior salário do nordeste aos docentes das Universidades Estaduais da Bahia. Informação esta, que levou os presentes a avaliarem as estratégias de ação, bem como a definição de uma pauta a ser protocolada junto ao governo com as novas reivindicações dos professores.

Caso seja aprovada nas assembléias das ADs, o Movimento Docente estará mobilizado, no ano corrente, para conseguir um Reajuste salarial de 28%, a garantia da autonomia didático-científica, administrativa, financeira e patrimonial das universidades estaduais, garantindo-se um mínimo de 7% da Receita Líquida de Impostos para o seu orçamento, com revisão do percentual a cada dois anos, e a revogação da lei 7176/97.

Outra preocupação pautada referiu-se ao novo Projeto de Lei sinalizado pelo governo em outubro de 2011 sobre autonomia e que ainda não foi apresentado. “Minha preocupação é que esse PL seja feito de maneira verticalizada, sem uma discussão prévia com as categorias interessadas e com a sociedade. Não podemos permitir que o governo interfira negativamente nas atividades acadêmicas”, pontua Carlos Vitório (Uesc).

Para o Fórum, o governo da Bahia apresentará um projeto aquém das necessidades das Ueba. “Se o governo nesse PL apresentar um percentual inferior a 7% isso inviabilizará o funcionamento das Universidades Estaduais da Bahia. O governo precisa ver as Universidades como um todo, não só nas folhas de pagamento, mas nas demandas que cada Universidade tem”, explica a professora da Uneb e integrante do GT Verbas, Naira Souza Moura, convidada para falar sobre o assunto.

Fonte: Ascom Fórum das ADs